Saúde do adolescente e prevenção às violências

O evento está sendo promovido até a próxima sexta-feira (18) pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O Seminário faz parte da implantação do Programa de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual Comercial Infanto-Juvenil no Território Brasileiro, desenvolvido a partir de cooperação internacional entre o governo federal e a organização não governamental Usaid/Pommar. O Amazonas será o primeiro de sete estados brasileiros a implantar o programa.

Estão participando do Seminário profissionais da rede pública de saúde e de instituições de apoio à criança e ao adolescente, além do Ministério da Saúde, representando pelas assessoras técnicas Ana Sudária Lemos, Cláudia Araújo e pela antropóloga Cecília Minayo, e da organização Pan-Americana de Saúde, por meio do conselheiro Xavier Spindola.

Durante a abertura do evento, Leny Passos, destacou que o encontro visa discutir formas de ampliar a rede de atenção a crianças e adolescentes em situação ou risco de violência e melhor capacitar os que prestam assistência aos jovens no setor público. “O foco principal das discussões está na identificação e cuidados com as vítimas de violência, possibilitando a criação de um banco de informações que balizem programas e decisões para garantir a saúde integral do jovem no Amazonas, apartir de referências próprias e considerando a cultura e as peculiaridades regionais”.

Além das agressões físicas e da violência sexual, estão sendo discutidos índices e situações de risco para a gravidez precoce, infecção por doenças sexualmente transmissíveis e aids, além do uso de álcool e drogas.