Saúde do Amazonas atende 1 mil parintinenses em ação de intensificação em dermatologia

Programa Dermato Saúde Amazonas ofereceu consultas, exames e cirurgias, além de buscar casos novos de hanseníase

(FOTO: Arnoldo Santos / Asscom FUHAM)

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (FUHAM), encerrou, na noite desta quinta-feira (2), a etapa de Parintins do programa Dermato Saúde Amazonas. A capital dos bois-bumbás foi o 11° município amazonense visitado pela ação da Saúde pública desde junho deste ano, no qual foram atendidas 1007 pessoas que tiveram seus casos analisados e encaminhados para consultas, exames ou cirurgias dermatológicas. Foram duas semanas de trabalho executado por uma equipe de 14 profissionais da FUHAM.

O programa Dermato Saúde Amazonas foi criado, inicialmente, para realizar a busca ativa de casos de hanseníase na população em geral, especialmente na população infanto-juvenil da rede pública de ensino. Porém, segundo o diretor-presidente da FUHAM, Carlos Chirano, este objetivo é extrapolado porque a presença de profissionais de Saúde, entre técnicos, enfermeiros e médicos dermatologistas no município acaba gerando demandas variadas nessa área, que não poderiam ficar sem atendimento.

“A ação extrapola o objetivo da busca ativa porque, ontem, por exemplos tivemos um caso de uma doença autoimune gravíssima, com risco de vida. E a gente consegue fazer um diagnóstico, intervir e modificar o curso da doença, modificar o curso da vida do paciente. Então, são coisas que vamos encontrando, vamos fazendo, trazendo um alívio para as pessoas”, afirmou Carlos Chirano.

O trabalho começou no dia 23 de outubro, com a chegada de uma equipe de técnicos e enfermeiros, que realizaram durante uma semana, a triagem de pacientes indicados pela Secretaria Municipal de Saúde de Parintins. Na segunda semana de ação, chegou a equipe de médicos e médicas dermatologistas da FUHAM. Os pacientes com indicação de cirurgia foram atendidos no Hospital Jofre Cohen.

(FOTO: Arnoldo Santos / Asscom FUHAM)

Em pouco mais de 10 horas de trabalho, foram realizados 65 procedimentos cirúrgicos em 30 pacientes. A maioria eram casos de câncer de pele. Alguns tinham várias lesões espalhadas pelo corpo, que foram retiradas. Vários pacientes eram idosos, como Luiz de Souza, de 92 anos, que passou pelo procedimento de retirada de sete lesões na pele.

Parintinense, nascido e criado na comunidade do Aninga, seu Luiz passou a vida exposto aos raios solares, o que afetou diretamente a pele. Lúcido e bastante ativo, relativamente à idade, se declarou feliz pela cirurgia. “Foi uma grande ajuda, não só para mim como para todo mundo. Eu não podia mais nem andar. Vieram fazer, dos velhos, ainda novos”, afirmou, emocionado, seu Luiz.

Parceria

O programa Dermato Saúde Amazonas tem, nas prefeituras locais, os parceiros essenciais. E São elas que entram com o apoio logístico, de hospedagem, alimentação e transporte na cidade. Em Parintins, não foi diferente. O esforço local é recompensado pelo serviço prestado à população.

O secretário de Saúde de Parintins, Clerton Rodrigues, diz que o programa vem reforçar as atividades na área de dermatologia no município, que possui um dermatologista na rede pública. “Nessa atividade, nós qualificamos ainda mais o serviço implantado no município de Parintins. Esse trabalho do Dermato Saúde soma muito com o que já é feito no município”, afirma Clerton Rodrigues.

Exames realizados

Com um município a ser visitado, ainda em 2023, o programa Dermato Saúde Amazonas já realizou em 2023, 8.474 exames dermatológicos nos municípios de Presidente Figueiredo, Manacapuru, Coari, Maués, Boca do Acre, Apuí, Manicoré, Humaitá e Tefé, visitados pelas equipes do programa Dermato Saúde Amazonas.

Segundo a chefe do Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia (DCDE) da Fuham, Valderiza Pedrosa, os resultados alcançados até o momento têm sido satisfatórios. “As ações tem trazido muito bons resultados, visto que estamos trabalhando com hanseníase e outras doenças negligenciadas e incluímos o câncer de pele como uma doença negligenciada, apesar dela não estar no pacote da OMS [Organização Mundial de Saúde], mas para a gente ela é negligenciada”, explica Valderiza.

Municípios visitados em outubro

Além de Parintins, também neste mês de outubro, foram realizadas atividades em Humaitá (590 quilômetros de Manaus) e Tefé (523 quilômetros de Manaus). Em novembro, Carauari (788 quilômetros de Manaus) e Manaus fecham a programação do ano.

De acordo com dados do relatório do Dermato Saúde Amazonas, desde o início das ações, 3.222 consultas médicas dermatológicas foram realizadas pelos especialistas da Fuham. O resultado foi o diagnóstico precoce de 46 casos novos de hanseníase, com todos os pacientes iniciando tratamento no próprio município, sob supervisão da equipe local de saúde.

Os exames e consultas dermatológicas tem como objetivo principal diagnosticar de modo precoce, casos de hanseníase, mas, ao longo das avaliações, outras dermatoses podem ser identificadas, com tratamentos igualmente iniciados.

Nos municípios visitados, dos 46 casos novos de hanseníase diagnosticados, três foram no município de Presidente Figueiredo, seis em Manacapuru, quatro em Coari, nove em Maués, três em Boca do Acre, sete em Manicoré, cinco em Humaitá e nove em Tefé.

Apenas Apuí não registrou caso novo durante as ações. Além da hanseníase, também foram diagnosticadas outras diversas dermatoses como dermatite atópica, escabiose, micoses superficiais, câncer de pele, dentre outras.

Os casos de câncer de pele também têm tido uma atenção especial pelo Dermato Saúde Amazonas. Com a ida de equipe de médicos da Fuham para os municípios, cirurgias dermatológicas são agendadas com pacientes previamente selecionados. Até o momento, foram realizadas cirurgias nos municípios de Coari, Apuí, Boca do Acre, Humaitá e Tefé, somando um total de 150 procedimentos cirúrgicos realizados; a maioria em pacientes de câncer de pele. O próximo município onde serão realizadas cirurgias é Parintins.

Além dos procedimentos, a equipe também realiza biópsias de pele, procedimento importante para conclusão de diagnósticos.

“Acho que a gente está cumprindo, sim, o nosso objetivo, os resultados tem sido até além do que a gente imaginou, pelo montante de cirurgias, de doenças que a gente vem diagnosticando, as consultas dermatológicas têm beneficiado muito a população do interior; e quando a gente leva uma equipe [para atendimento], a gente está levando benefício para a população”, finaliza Valderiza.