Saúde: projetos e ações para melhorias na saúde nos municípios do Amazonas são discutidos durante reunião da CIB

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) realizou, na tarde desta segunda-feira (24/06), a 356ª Reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Amazonas (CIB-AM). O encontro, coordenado pela secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, contou com as presenças de integrantes do Conselho Municipal de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) e teve como objetivo discutir pautas relacionadas à saúde no interior do Estado.

A titular da SES ressaltou que a reunião faz parte de um planejamento de ações que tem como intuito fortalecer o Sistema de Saúde, tornando-o mais eficiente, por meio da aprovação de projetos e programas necessários para o interior do Amazonas.

“A reunião da CIB é um momento de apresentação de diversas pautas de interesse da população do interior do Estado na área da saúde, essa união de esforços entre secretários municipais e estaduais só traz benefícios para a população”, pontuou.

Durante a reunião, foram discutidas ações que poderão ser executadas no período de estiagem prevista para este ano, além de temas como a Alta Segura de recém-nascidos e a estruturação dos pontos de Telessaúde do SUS Digital.

Além disso, como parte da programação, a secretária Nayara Maksoud ainda se reuniu com 14 secretários de saúde municipais, que fazem parte da nova diretoria do Cosems-AM, para debater sobre o projeto de regionalização que integra o programa “Saúde Amazonas”, que busca fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) em municípios do Estado.

“O governador Wilson Lima determinou que a Secretaria de Estado tivesse um olhar diferenciado para a organização nas macrorregiões e para o fortalecimento da saúde em cada município, atendendo às necessidades da população. Os debates foram de extrema importância para construir um SUS mais forte”, finalizou a secretária.