Saúde quer recepção mais humana
A Secretaria de Estado da Saúde (Susam), em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), promoveu no início desta semana, a Oficina de Aprofundamento da Política Nacional de Humanização (PNH). Durante o evento, que aconteceu no auditório da Reitoria da UEA, foi apresentado relatório de pesquisa de satisfação realizada nas unidades de saúde e treinados cerca de 50 servidores estaduais de recepção e cadastro, a fim de tornar mais cortês e eficiente o atendimento do paciente na unidade.
Aproximadamente 65 alunos de diversos cursos da UEA, como Normal Superior, Turismo e Artes, fazem parte das equipes multidisciplinares que aplicam os questionários da pesquisa, orientam usuários e desenvolvem atividades como pintura, dança, desenho e origami nas unidades de saúde, por meio do projeto Amigos da Saúde, que procura humanizar as recepções das unidades públicas.
A pesquisa apresentada na Oficina foi realizada durante os meses de novembro e dezembro de 2005 pelos alunos do Amigos da Saúde em 11 unidades do estado, com pacientes e acompanhantes, sempre nas áreas de registro e recepção.
Segundo a professora da UEA, psicóloga e coordenadora do projeto, Niura Schuch, cerca de 2.600 usuários foram ouvidos. “A partir da análise dos resultados da pesquisa apresentada, poderemos traçar metas e treinar estes servidores para que possam aplicar sozinhos a Política Nacional de Humanização diminuindo e transformando a espera nas unidades públicas”, informa.
Os alunos participantes desta primeira etapa do Amigos da Saúde transformaram suas experiências em artigos científicos que também estão sendo expostos no evento. Na segunda etapa do Projeto, já em andamento, mais 100 estudantes estão desenvolvendo trabalhos em outras 12 unidades de saúde.
Política Nacional de Humanização do SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) está implantando mudanças no modelo de atenção e gestão das unidades de saúde por meio da criação de uma política pública, a Política Nacional de Humanização (PNH. Esta política prevê a implantação de programas que visam reduzir as filas e o tempo de espera nas unidades, além de informar os usuários do SUS sobre quais profissionais e quais unidades procurar em casos específicos. As ações visam, ainda, promover gestão participativa e educação permanente dos servidores.
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Assessoria de Comunicação da SUSAM