Saúde recebeu R$ 113,7 milhões em obras

Pelo Programa de Reorganização da Atenção à Saúde no Estado, iniciado em 2003, o Governo do Amazonas já ampliou a rede de atendimento em 34 novas unidades construídas ou reformadas, sendo 18 na capital e 16 no interior, demandando investimentos da ordem de R$ 113,7 milhões. O Estado é um dos que mais investe anualmente em volume de recursos próprios. Para 2005, por exemplo, estão previstos gastos em torno de R$ 1 bilhão.

A população conta hoje com 609 novos leitos em Manaus, nas unidades de saúde do Estado, e 714 no interior, onde sete das 16 unidades estão localizadas em municípios considerados pólos regionais de desenvolvimento econômico e social e que passaram a atua como referência para a área de saúde. São eles: Itacoatiara, Parintins, Fonte Boa, Eirunepé, Coari, Tefé e Lábrea. Além desses, foram inaugurados os hospitais de São Sebastião do Uatumã, Iranduba, Caapiranga, Uarini, Canutama e Nova Olinda do Norte.

O secretário Wilson Alecrim, disse que as obras concluídas representam compromisso assumido pelo atual governo de não abandonar projetos da rede física não acabados. “A meta é chegar a 100% das unidades que já estavam em processo de reforma, ampliação e construção”, informa Alecrim. “A expansão da cobertura assistencial através de ampliação da oferta de leitos e serviços especializados, como Unidades de Terapias Intensivas, unidades semi-intensivas e serviços de assistência a queimados e de neurocirurgia, vem colocando o Amazonas como um modelo de resolutividade no serviço de urgência e emergência”, informa. “Um grande avanço foi a assinatura em 2004, da municipalização da atenção básica em Manaus, permitindo o reordenamento dos serviços. O Estado está sendo responsável pelos serviços de média e alta complexidade”.