Secretária de Saúde presta solidariedade às vítimas da rebelião

A secretária Leny Passos visitou os pacientes e conversou com os pais de Claudiney, que haviam chegado do município de Itacoatiara, onde residem, e estavam no Hospital para a primeira visita ao filho. A secretária disse que o Estado está colocando à disposição dos pacientes todos os recursos disponíveis para que a saúde deles seja recuperada. “O João Lúcio é referência em traumas e desde o primeiro momento as equipes médicas estão lutando para preservar a vida dos pacientes”.

Leny conversou reservadamente com os familiares de Claudiney e disse que estava prestando solidariedade em nome do governo do Estado. “São servidores públicos que trabalham pela segurança da sociedade”. Ela também solicitou ao Serviço Social da Secretaria de Saúde que faça visitas domiciliares aos parentes das vítimas, levando apoio e identificando necessidades, para que a Susam possa auxiliar no que for preciso.

Até a tarde de ontem (04/01) o estado de saúde de Claudiney Barbosa da Silva e João Prudêncio era grave. Claudiney estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para onde foi transferido na noite de domingo após sofrer uma craniotomia (cirurgia neurológica) João Prudêncio, em estado mais grave, teve morte cerebral decretada na tarde de ontem.

Também estavam internados até ontem os detentos Jander Luís Marajó de Souza, 24, em estado gravísismo, e Giovane Custódio dos Santos, que levou tiro nos dois pés e se recuperava no pós-cirúrgico ortopédico.
28 de Agosto – Após contato com os pacientes e familiares, a secretária aproveitou para visitar outras alas do Pronto Socorro João Lúcio e, em seguida, foi até o Pronto Socorro 28 de Agosto, onde também visitou as enfermarias e a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI). “Estamos buscando alternativas para melhorar o fluxo de atendimento e oferecer maior conforto para os pacientes de urgência e emergência”, disse. Leny Passos fez uma visita especial à enfermeira Sebastiana Souza, gerente de Urgência e Emergência da Susam, que está internada no 28 de Agosto desde o último dia 03, onde se recupera de uma úlcera. Ela também conversou com outros pacientes que se encontravam internados e com familiares que aguardavam o horário de visitas e os boletins médicos, com detalhes sobre o estado de seus parentes.

A enfermeira chefe da unidade, Mercedes Gomes, assegurou que o atendimento no Pronto Socorro foi facilitado após a inauguração da enfermaria cirúrgica, com 12 leitos, e da Unidade de Cuidados Intensivos, também com 12 leitos.

Leny destacou que são realizados, em média, de 430 a 450 atendimentos por dia no 28 de Agosto e de 500 a 600, no João Lúcio. “A população cresce a cada dia e precisamos buscar alternativas para continuar a atender a demanda em 100% e com qualidade”.