Secretaria vai oferecer 12 mil consultas a mais

Para ampliar a oferta de consultas médicas em especialidades com demanda superior à capacidade de atendimento pela rede pública, o Governo do Amazonas irá oferecer 12.330 consultas médicas por meio de duas unidades da rede privada, contratadas via licitação, para prestar assistência complementar aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A contratação está sendo feita pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), que identificou um déficit na oferta de algumas especialidades a partir do monitoramento de demanda e atendimento feito pelo Sistema de Regulação (Sisreg).

O contrato com o hospital Beneficente Portuguesa do Amazonas já foi assinado e as consultas já estão sendo oferecidas. A unidade venceu o processo licitatório para a oferta de consultas nas áreas de Neurocirurgia e Neurologia. Inicialmente serão oferecidas 4.330 consultas nestas duas especialidades pelo período de seis meses.

O Complexo Hospitalar Nilton Lins, com quem a Secretaria vai assinar o contrato nos próximos dias, vai oferecer 8 mil consultas nas áreas de Cirurgia Geral, Proctologia, Urologia e Endocrinologia, também por um período inicial de seis meses. Os dois contratos poderão ser renovados, caso necessário.

Para ter acesso às consultas nas duas unidades é necessário que o paciente tenha encaminhamento médico da rede de serviços do SUS no Amazonas e tenha feito o agendamento pelo Sisreg. Além da primeira consulta com o especialista, o paciente tem direito a um retorno que deve ser agendado no período de 30 dias. A agenda dos dois hospitais para as seis especialidades contratadas será enviada mensalmente à Central de Regulação, responsável pelo funcionamento do Sisreg.

O investimento do Governo nos dois contratos será de R$ 646.800,00. “A contratação de serviços complementares visa garantir atendimento adequado aos usuários do sistema público em áreas especializadas com oferta pela rede pública inferior à demanda”, explica o secretário estadual de Saúde Wilson Alecrim. Segundo ele, o monitoramento das reais necessidades da rede e a adequação dos serviços para atender plenamente a demanda também faz parte da política de gestão eficiente implantada pelo Governo do Amazonas. “É determinação do governador Omar Aziz de que os recursos aplicados na saúde alcancem a maior eficiência possível, o que se traduz na resolutividade e na satisfação do usuário”.

O secretário destaca, ainda, que a partir da implantação do Sisreg, há cerca de dois anos, vem sendo possível ajustar a oferta de serviços, de acordo com as demandas, inclusive por região geográfica. O Sistema já está em pleno funcionamento em Manaus e será expandido para o interior do Amazonas.

De acordo com o secretário, uma das grandes vantagens do Sisreg para o usuário é a possibilidade de marcar consultas e exames complementares na unidade de saúde onde fez o primeiro atendimento, não sendo mais necessário se deslocar para unidades centralizadoras como a Policlínica Codajás.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
Andréa Arruda e Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Saude Amazonas
comunicacao@saude.am.gov.br