Secretário acompanha Saúde no Interior

Nos últimos 20 dias foram visitados os municípios Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Silves e Urucurituba.

Sempre acompanhado da secretária de Assistência à Saúde do Interior, Heliana Feijó, o secretário está visitando os hospitais, as unidades básicas de Saúde e as gerências de Endemias, responsáveis pelo controle de doenças como dengue e malária.

Durante as visitas aos municípios, os secretários acompanham o atendimento à população, reunem-se com servidores para ouvir demandas e dar orientações e encontram-se com os secretários de saúde municipais e prefeitos, a fim de integrar os níveis de atenção à saúde (estado e município) e definir ações de melhoria e soluções para as demandas apresentadas em cada município.

Segundo Wilson ALecrim, o objetivo do acompanhamento in loco é incentivar o bom funcionamento das unidades e dar ênfase à importância do relacionamento entre as equipes do interior e a secretaria, facilitando a resolução dos problemas e o incremento da área de Saúde no interior.

Um representante da área de Engenharia da Susam também participa das visitas ao Interior, registrando as condições das obras e pontos críticos das unidades.

Desde o início de 2003, com a retomada do processo de reorganização da rede assistencial de saúde no Amazonas, o Governo do Estado entregou 13 hospitais, de 12 a 100 leitos, equipados com aparelhos para exames de diganóstico e acompanhamento antes só disponíveis na capital, como é o caso da ultrassonografia. Os hospitais novos funcionam 24 horas e oferecem atendimento na área de urgência e emergência, clínica geral, cirúrgica e pediátrica

O secretário informa que até o final deste ano devem ser entregues outras seis unidades no interior do Estado e até setembro de 2006, um total de vinte e duas.