Secretário confirma estrutura de Parintins
A estrutura de reforço para o atendimento de urgência e emergência durante o 43º Festival Folclórico, que acontece a partir de hoje em Parintins, foi checada nesta manhã pelo secretário de estado da Saúde, Agnaldo Costa.
Ele foi ao município especificamente para verificar o esquema especial montado pela Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde do Interior, para atendimento de urgência e emergência, durante o evento. “Tudo está montado e as equipes estão preparadas para atender as urgências tanto no Bumbódromo quanto fora dele”, assegurou o secretário. O suporte assistencial vai funcionar até o próximo dia 30, com atendimento 24 horas.
A Susam enviou a Parintins equipes de médicos especialistas, medicamentos, equipamentos e uma ambulância, para reforçar a capacidade de assistência das duas unidades hospitalares da cidade – Hospital Regional Jofre Cohen e Hospital Padre Colombo – e garantir o funcionamento dos dois serviços de pronto-atendimento que já estão operando no Bumbódromo, além do Centro de Saúde Dom Arcângelo, que também funciona no Bumbódromo, com acesso externo.
No total, a Secretaria colocou à disposição do Festival 24 especialistas, dos quais 20 médicos e quatro enfermeiros, das áreas de medicina intensiva, cirurgia, anestesia, traumato-ortopedia, cardiologia, oftalmologia, neurologia e endoscopia. A coordenação geral do atendimento é da secretária adjunta do Interior, Heliana Feijó.
Ela explica que casos graves poderão contar com dois leitos de UTI montados no hospital Jofre Cohen e que no aeroporto Júlio Belém, equipes médicas também estarão à disposição dos viajantes, durante 24 horas. O atendimento no local será feito em uma ambulância de suporte básico.
Para a remoção dos pacientes, serão disponibilizadas duas ambulâncias que ficarão no sambódromo, uma ambulância UTI e um serviço de remoção aérea, para atender pacientes que necessitem de assistência mais complexa. Para estes serviços o Governo do Estado contará com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Aeronáutica.
Heliana Feijó esclarece que as equipes de saúde estarão preparadas para atender desde casos simples como embriaguez e ferimentos leves, até situações mais delicadas, como traumatismo craniano e politraumas causados por acidentes.
Segundo ela, o Governo do Estado está investindo aproximadamente R$ 270 mil para garantir o suporte de urgência e emergência em Parintins.
Levantamento estatístico da Susam mostra que, em média, são feitos de 1,8 mil a 2 mil atendimentos nos três dias de Festival, com uma média de 300 atendimentos diários de casos urgentes. As principais causas de atendimento são curativos, drenagens, urgências cardíacas, acidentes de moto e bicicleta, ferimentos por arma branca, agressão física, quedas, traumatismo crânio-encefálico e fraturas.
___________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM – (92) 3643-6327