Secretário de Estado de Saúde destaca avanço do SUS no Amazonas

“Conforme firmado no seu processo de adesão ao pacto pela saúde, o Amazonas está se esforçando para cumprir com suas responsabilidades na gestão e nas ações prioritárias, visando melhorar os indicadores de saúde e o acesso aos serviços, de forma a garantir a integralidade das ações”, destacou o secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Agnaldo Costa, durante o último dia da “Caravana em Defesa do SUS” promovida em todo país, pelo Conselho Nacional de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, Conselhos Estaduais e Municipais. Em Manaus, o evento foi durante os últimos três dias no Studio Cinco e reuniu cerca de 600 pessoas entre gestores, usuários, profissionais de saúde e prestadores de serviço do SUS em todo o Amazonas.

Durante a “Caravana em Defesa do SUS”, Costa apresentou as principais realizações no Estado durante a atual gestão. Entre elas, ele destacou a implementação do complexo regulador; a implantação do laboratório de Genotipagem em HIV na Fundação de Medicina Tropical; o Credenciamento do Hospital Universitário Francisca Mendes como referência em cirurgia cardíaca para o Estado; a construção de duas Farmácias Populares na capital; a reestruturação da rede de unidades de média e alta complexidade; as reformas, ampliações e construções de cerca de 30 unidades da capital, entre as quais se destacam os três pronto-socorros para adultos, dois pronto-socorros infantis, além dos 12 Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), 03 Centros de Atenção ao Idoso (Caimis), SPAs, Policlínicas, Maternidade Balbina Mestrinho e o Instituto da Criança do Amazonas (Icam).

O secretário considerou ainda que as ações realizadas vão em contra partida aos desafios que o Amazonas enfrenta por ser o maior Estado da Federação e, que por isso, tem por objetivo unificar o atendimento e garantir a seguridade social.

Agnaldo Costa destacou que o governo do Estado investe cerca de 22% da arrecadação na área da Saúde, dando ao Amazonas o primeiro lugar como o que mais aplica verbas públicas neste setor. “Desta forma, acreditamos que o SUS no Estado faz parte de um processo em constante melhoria”.

Além dos avanços do Sistema Único de Saúde em cada unidade da federação durante os 20 anos de assistência, as propostas debatidas durante a “Caravana” serão apresentadas em um Encontro Nacional, previsto para ocorrer em Brasília, no mês dezembro deste ano.