Secretário de Saúde visita município de Novo Aripuanã
O secretário de estado da Saúde, Wilson Alecrim, esteve nesta quarta-feira (20) no município de Novo Aripuanã. O principal objetivo da visita foi inspecionar a obra de reforma do Hospital Regional da cidade. Alecrim também aproveitou para discutir com o novo prefeito, Robson Sá, as prioridades na área de saúde. A visita foi acompanhada pelos vereadores do município e pelo secretário municipal de saúde.
Alecrim pediu ao prefeito Robson de Sá para agilizar a resolução de pendências administrativas, no convênio por meio do qual o Governo do Estado repassa recursos à Prefeitura, para a realização da obra, que está paralisada. A expectativa do secretário é que a reforma da unidade esteja concluída até o final deste primeiro semestre.
O secretário aproveitou a visita para anunciar que o Governo do Estado está comprando novos equipamentos que serão instalados no Hospital Regional de Novo Aripuanã. Entre os equipamentos estão um novo aparelho de raio X de 300 amperes, aparelhos de ar condicionado, cilindros de oxigênio, equipamentos de laboratório, máquina de lavar roupas, móveis e equipamentos de informática.
Wilson Alecrim também informou que o Governo do Estado entregará ao município duas novas ambulâncias. Os veículos são de suporte básico e deverão ser utilizados no transporte de pacientes tanto na área urbana quanto nas áreas rurais do município.
Além disso, o município também receberá um equipamento completo que será utilizado na digitalização de imagens para a realização de exames através do programa de Telemedicina e também receberá um mamógrafo, que será utilizado dentro da rede de atenção à mulher, no programa de combate ao câncer de mama, que é uma das prioridades do Governo do Estado.
O secretário aproveitou a oportunidade para pactuar com o prefeito Robson Sá um reforço nas ações de saúde na Atenção Básica, com o objetivo de alcançar as metas mínimas de cobertura vacinal e também a melhorar cobertura de atenção ao pré-natal para as mulheres grávidas. “Temos o Programa Nacional de Imunização (PNI), que garante gratuitamente para toda a população vacinas que protegem contra diversas doenças e evitam mortes principalmente entre as crianças. Precisamos utilizar melhor essa ferramenta. Da mesma forma, é necessário melhorar a atenção às grávidas, pois isso também evita mortes, tanto das mães quanto das crianças”, destaca.