Secretário discute Saúde com Banco Mundial

O secretário de estado da Saúde, Agnaldo Costa, recebeu na manhã desta sexta-feira, o gerente sênior especialista em Saúde, do Banco Mundial, Fernando Lavadenz. O objetivo do encontro foi discutir a implantação de programas para o incremento da assistência em saúde no Estado, dentro do Projeto de Desenvolvimento Regional do Amazonas para o Zona Franca Verde (Proderam).

De acordo com o secretário, a prioridade dos trabalhos previstos pelo projeto é a gestão em saúde, com o desenvolvimento de modelos que permitam melhor diagnóstico do setor, maior acesso da população aos serviços e mais qualidade no atendimento.

Uma das propostas discutidas ente o secretário e Fernando Lavadenz foram protocolos de atendimento a ser adotados pelas unidades de saúde em todos os níveis de complexidade e pelos profissionais de saúde. O uso da ferramenta vai permitir que o atendimento seja padronizado. “Já estamos trabalhando neste sentido e a proposta do especialista vem ao encontro dos nossos objetivos”, destacou Agnaldo Costa.

Uma cadeia de cuidados que inclui assistência ao parto, vacinação e serviços de emergência, foi outro item considerado importante no contexto dos programas e ações de saúde. Nessa cadeia concentram-se 85% das patologias e, na avaliação dos gestores, o acesso aos serviços precisa ser feito com prioridade pelos que se encontram em situação de risco. “Neste sentido, a proposta é criar uma espécie de cartão vermelho, por meio do qual o usuário possa ser identificado como paciente que necessita de atenção prioritária’, explicou Agnaldo Costa.

Também foi discutida durante o encontro a necessidade de maior sistematização para o Programa Saúde da Família para áreas urbanas dispersas, onde há dificuldades de fixação do médico e de outros profissionais da área e, ainda, o incremento da rede obstétrica e neonatal.

Segundo o secretário todas as propostas e observações apresentadas por Fernando Lavadenz serão estudadas e detalhadas pela equipe técnica que trabalha no módulo Saúde do Proderam, para futura implantação. Ele disse que os programas devem trazer benefícios para os usuários do sistema público de saúde, principalmente aqueles que vivem no interior do Estado.

_____________________________
Informações para Imprensa
(92) 3643-6327