Segunda Jornada Científica Multiprofissional do HPS 28 de Agosto inicia discussões sobre a cultura da segurança do paciente
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, iniciou na segunda-feira (06/02), a II Jornada Científica Multiprofissional, que este ano discute o tema “A atuação multiprofissional para o fortalecimento da Cultura de Segurança do Paciente”. Profissionais de saúde e acadêmicos participam do evento, que vai até esta quinta-feira (08/02).
A solenidade de abertura contou com a presença do secretário executivo adjunto de assistência da SES-AM, Luan Pedrosa; da conselheira do Coren-AM, Helen Bezerra; da diretora geral do HPS 28 de Agosto, Ellen Gadelha; e representantes do quadro da unidade hospitalar.
“O objetivo é fortalecer uma cultura positiva na assistência multiprofissional direcionada ao nosso paciente, sempre assegurando a melhor assistência, por isso a importância da temática. Nós temos na unidade um núcleo de segurança do paciente, um núcleo de qualidade, além de comissão de controle de infecção hospitalar, são vários profissionais engajados na mesma temática, e buscando o aperfeiçoamento”, explicou Ellen Gadelha, diretora geral do HPS 28 de Agosto.
A II Jornada Científica Multiprofissional é uma iniciativa do Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPSHU), do HPS 28 de Agosto, que pensou no tema como forma de aprimorar cada vez mais o tratamento dispensado a pacientes.
“O evento é voltado para toda a comunidade acadêmica e profissionais de saúde que atuam em unidades. O diferencial é que é multiprofissional, com a participação de todas as áreas da saúde e, por essa abrangência, é muito importante, principalmente para fortalecer as práticas de segurança do paciente que são fundamentais em toda a assistência hospitalar”, disse o enfermeiro João Victor, da comissão organizadora.
Para os participantes é uma oportunidade de aprendizado, principalmente para quem ainda cursa faculdade voltada a alguma área de saúde. “Eventos dessa natureza tem uma importância muito grande na vida curricular, aumenta o grau de conhecimento, as chances de residência e da gente está sempre aprimorando os conhecimentos dentro da nossa área”, declarou a acadêmica Alice Miranda, presente na solenidade de abertura.
A palestra de abertura ficou por conta da enfermeira Nice Varela, que falou sobre a cultura de segurança do paciente e sua abordagem multiprofissional.
“Falar sobre os conceitos iniciais, a importância da segurança do paciente a ser implantada na instituição e nos serviços de saúde. O tema diz respeito a um conjunto de normas e procedimentos a serem executados a fim de proporcionar o fazer seguro, ou seja, assistir ao paciente de maneira segura proporcionando o mínimo de risco, por exemplo, nós temos a necessidade da observação da administração correta de medicamentos e das técnicas seguras dos procedimentos cirúrgicos”, explicou a palestrante.
Até quinta-feira, o evento vai oferecer minicursos e palestras aos participantes, com subtemas que deverão fortalecer os atendimentos em unidades hospitalares.