Segurança do Paciente: Evento itinerante reúne instituições de saúde para fortalecer a cultura de segurança
Evento pioneiro no estado ocorre neste mês de setembro
Em alusão aos 10 anos de segurança do paciente no país, as instituições de saúde pública do Amazonas realizam, neste mês de setembro, a primeira edição do evento “Roadshow – Segurança do Paciente: Unidos para fortalecer a cultura de segurança”, uma iniciativa itinerante e inovadora para fortalecer a cultura de segurança em serviços de saúde do estado.
O projeto nasceu na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) e a programação é coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), em parceria com a FHemoam, Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz.
O evento contempla as instituições que aceitaram fazer parte ativamente no projeto. Em cada um dos serviços de saúde, será abordada uma temática diferente relacionada à Segurança do Paciente, que inclui as seguintes metas internacionais nos serviços de saúde: identificação correta do paciente; comunicação efetiva entre profissionais de saúde; segurança na prescrição; uso e administração de medicação; procedimentos cirúrgicos seguros; prevenção de infecções por meio da higienização das mãos; e prevenção de quedas e úlceras por pressão.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que abordar sobre Segurança do Paciente, de forma descentralizada e contando com a parceria das instituições de saúde, engrandece a troca de experiência das atividades realizadas nos serviços de saúde.
“Essa é uma oportunidade dos serviços de saúde fortalecerem, ainda mais, os Núcleos de Segurança do Paciente que devem promover a prevenção, controle e mitigação de incidentes, além da integração dos setores, promovendo a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente”, enfatiza Tatyana.
Coordenando a Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss), pela FVS-RCP, a enfermeira Evelyn Campelo, acrescenta que o “roadshow” favorece, também, o compartilhamento das melhores práticas realizadas nos serviços de saúde.
“O público de interesse de cada um dos eventos que compõem o roadshow inclui gestores de unidades de saúde e profissionais de saúde do Amazonas. Então, o objetivo é ofertar experiência a todos de forma que possa reforçar e estimular a cultura de segurança para com o paciente nas unidades de saúde”, disse Evelyn.
Instituições parceiras
A realização do evento itinerante inclui a ação integrada dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) das instituições parceiras. O coordenador do NSP do Hemoam e idealizador do evento, Chesman Silva, ressalta a importância do encontro. “O evento propõe a implementação de boas práticas em todas as instituições envolvidas, para proporcionar um ambiente mais seguro, confiável e voltado para o bem-estar dos pacientes da rede hospitalar do Amazonas”, explica.
A iniciativa também é oportunidade para o aprimoramento de práticas seguras nas unidades de saúde, conforme disse a enfermeira responsável pelo NSP da FCecon, Marielle Martins. “Estamos todos empenhados em oferecer uma assistência em saúde que objetiva o fortalecimento das ações de vigilância sanitária e a busca contínua de uma gestão de risco, com o desenvolvimento da qualidade e do aprimoramento de práticas seguras nos serviços de saúde do Amazonas”, afirma a enfermeira.
Francisca Félix da Rocha, coordenadora do NSP do HUGV, destaca, ainda, a importância de abordar temáticas de Segurança do Paciente de forma aprofundada, devido à realização do evento. “O HUGV contribuirá com suas expertises, apresentando processos e fluxos definidos frente à tecnovigilância. É de extrema importância disseminar e compartilhar boas práticas com os hospitais da rede, incentivando os demais hospitais a adotar medidas simples, porém extremamente necessárias, visando a segurança do paciente”, ressalta.
Já a diretora executiva do Complexo Hospitalar Zona Norte – Hospital Delphina Aziz, Cinthia Rodrigues, acrescenta o potencial produtivo da ação que conta com a parceria entre instituições de saúde. “O projeto visa a segurança do paciente, sendo um diferencial para a assistência de qualidade. Estamos felizes em participar e poder ter essa troca de experiência com as demais unidades”, finaliza.
‘Roadshow’
O “Roadshow – Segurança do Paciente” ocorrerá, de forma itinerante, com temas voltados para a Segurança do Paciente. A programação inclui a primeira parada do evento itinerante na FHemoam, no dia 12 de setembro; seguida do HUGV em 19 de setembro; no Hospital Delphina Aziz, em 26 de setembro; e FCecon no dia 3 de outubro.