Semana alerta para cuidados com a voz
Ferramenta indispensável a mais da metade das profissões, a voz será tema de discussão a partir desta quarta-feira (13), em Manaus, com a realização da I Semana da Voz. O evento tem o objetivo de chamar a atenção para a importância dos cuidados com a voz e alertar para a ocorrência de doenças que provocam danos à voz e à fala, incluindo a rouquidão e o câncer de laringe.
A Semana faz parte das atividades do Dia Mundial da Voz, 16 de abril, e é promovida pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) das Secretaraias de Saúde do Estado (Susam) e do município (Semsa Manaus), em parceria com a Sociedade Amazonense de Otorrinoloringologia e a Coordenação do Curso de Fonoaudiologia das Faculdades Nilton Lins.
A abertura do evento será às 18 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com as paletras “A organização do trabalho e os impactos para a saúde vocal” e “Os agravos decorrentes do mau uso e abuso da voz”. Os temas serão tratados pela fonoaudoóloga Betânia Cangussu, que integra o Cerest da cidade de Palmas (TO) e pelo otorrinolaringologista Alexandre Herculano Marcião. As palestras são voltadas para o público em geral, mas é necessário fazer inscrição pelos endereços saudetrabalhador@saude.am.gov.br ou cerest.manaus@pmm.am.gov.br, ou pelos telefones (92) 32365015, 36541868.
A Semana também oferecerá de forma gratuita triagem otorrinolaringológica e fonoaudiológica. Os testes servem para avaliar a saúde da voz e serão feitos no hall das Faculdades Nilton Lins (Parque das Laranjeiras), com a participação dos alunos e professores, no dia 14 de abril a partir das 18 horas, e no Manaus Plaza Shopping, no dia 15 de abril a partir das 10 horas.
De acordo com o Cerest/AM, atualmente mais da metade das profissões tem a voz como ferramenta básica de trabalho, o que significa que uma parcela considerável dos trabalhadores é composta por “usuários vocais ocupacionais”. Nesse grupo estão professores, cantores, atores, operadores de telesserviços, religiosos, políticos, secretárias, advogados, profissionais da saúde, vendedores, entre outros. Essas ocupações apresentam grande demanda vocal, com a combinação de uso prolongado da voz e fatores inapropriados do ambiente, como ruído de fundo, acústica ambiental e qualidade do ar inapropriadas.
__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br
Andréa Arruda
Francismar Lopes