Semana de Aleitamento começa hoje

De hoje (25/08) a 31 de agosto será comemorada a 14ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, quando serão realizadas em todo o Estado ações para a promoção da amamentação. Em Manaus, o Banco de Leite Humano irá intensificar as ações da campanha “No nosso banco o bem mais precioso é a vida”, com o objetivo de esclarecer sobre os benefícios do leite materno e conquistar novas doadoras para reforçar o estoque que atende a bebês prematuros, internados nos hospitais e maternidades. As secretarias municipais de saúde de todos os municípios do interior do estado também elaboraram uma programação especial para a semana com atividades de incentivo à amamentação.

Em Manaus, além do trabalho do Banco de Leite, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), haverá fóruns de discussão, palestras e passeata, com a participação das secretarias municipais de Saúde (Semsa), Infância e Juventude (Seminf) e Educação (Semed). O objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância da proteção, promoção e apoio à amamentação infantil, cuja prática reduz, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, a incidência de doenças como diarréia e reduz os índices de mortalidade infantil. Participam das ações médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, agentes de saúde e outros profissionais ligados à saúde e desenvolvimento infantil. A primeira atividade é uma passeata pelo centro de Manaus, nesta quinta-feira (25/08), a partir das 8 horas, com concentração na Praça da Polícia.

No Banco de Leite, as atividades de intensificação serão realizadas durante toda a semana, com abordagem direta às mães nas maternidades e distribuição de folders para incentivo ao aleitamento exclusivo e para a doação de leite. O Banco conta com uma equipe multiprofissional e é considerado um dos mais bem equipados da América Latina, pelo Ministério da Saúde. A coleta de leite é um dos pilares do trabalho da unidade, mas ensinar as mães a amamentar e ajudá-las a superar alguma dificuldade neste processo, também é atividade de rotina do Banco. De acordo com o pediatra Jefferson Guilherme a primeira missão da unidade é ajudar as mães a amamentar seus próprios filhos. ”A doação só é aceita quando a mãe tem leite excedente”, explica.
A campanha de incentivo à doação de leite faz parte das estratégias da política estadual de saúde estadual para a área materna e infantil. Atualmente 99% dos recém-nascidos saem das maternidades estaduais com aleitamento materno exclusivo e nos últimos dois anos as taxas de mortalidade infantil e neonatal no Amazonas caíram 19,2% e 24,8% respectivamente, em função do aleitamento e das condições gerais de assistência nas maternidades e rede de saúde infantil.

Uma das metas da campanha é aumentar a média atual de coleta e processamento de leite, de 200 para 500 litros por mês. O leite doado ao banco beneficia as crianças internadas nas unidades hospitalares e que não podem ser amamentadas pela mãe. Fazem parte deste grupo os prematuros, com baixo preço e que têm dificuldade para sugar.

Doação
O Banco de Leite Humano do Amazonas funciona na maternidade Ana Braga, como unidade vinculada à Rede Nacional de Bancos de Leite Humano. Além de coletar, analisar, pasteurizar e distribuir leite doado por voluntárias, o Banco promove o aleitamento, com informações e apoio às mães com dificuldades para amamentar.

De acordo com o pediatra Jefferson Guilherme qualquer mãe em fase de amamentação pode se candidatar à doação de leite. Basta entrar em contato pelos telefones 3249-6821, 3249-6823 ou 3249-6824 (ramal 135). Antes da primeira doação é agendada uma avaliação clínica para verificar as condições de saúde da voluntária que, se for considerada apta a doar, receberá as orientações e passará a coletar o leite em sua própria casa. A unidade móvel do Banco se encarrega de recolher periodicamente o leite doado que, em seguida, passa por análise de laboratório e é pasteurizado para evitar contaminação.

Além de incentivar a doação de leite, o Banco também está solicitando que a população faça doação de frascos de vidro transparente, com tampas plásticas, para uso na coleta e armazenamento do leite. Os frascos são esterilizados no próprio Banco e disponibilizados às doadoras.