Semana Mundial de Aleitamento

No período de 1 a 7 de agosto se comemora a XVI Semana Mundial de Aleitamento, que tem como tema “Amamentação na primeira hora, proteção sem demora” . Aproveitando a data a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), através do Banco de Leite Humano do Amazonas, promove uma série de eventos em comemoração a data. Ciclos de palestras, cursos de atualização, passeatas, panfletagem, são algumas das ações que serão desenvolvidas durante a semana com o objetivo de incentivar e promover o aleitamento materno

A programação será iniciada no dia 1 com a abertura da campanha em Manaus. Na ocasião especialistas da área de neonatologia estarão proferindo palestras que terão como tema principal os benefícios do aleitamento materno. No dia 2 será realizada uma passeata pública no centro comercial de Manaus, reunindo profissionais da área de saúde, com saída da Praça da Matriz e chegada ao Largo de São Sebastião, encerrando com uma programação cultural. “Nós iremos percorrer toda a extensão da avenida Eduardo Ribeiro, distribuindo material informativo sobre o aleitamento materno para a população”, informa a nutricionista e diretora do Banco de Leite Humano do Amazonas, Tânia Batista.

No dia 3 será realizado um Seminário de Alimentação Infantil, enfatizando a utilização de produtos regionais ricos em nutrientes e minerais na preparação de alimentos para as crianças. Nos dias 4 e 5 serão realizadas ciclos de palestras durante todo o dia nos parques municipais do Idoso e Mindu, também com a distribuição de material explicativo sobre a amamentação.

A Maternidade Estadual Ana Braga, que abriga o Banco de Leite Humano do Amazonas, realiza no dia 6 uma homenagem a empresas e pessoas que incentivam o aleitamento materno, como a Masa, empresa do pólo industrial de Manaus, que dá 180 dias de licença de maternidade para suas colaboradoras para garantir o aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê.

No evento também será lançado o projeto “Vovó amiga do peito”, que realizará cursos de capacitação para idosas, que deverão atuar como agentes multiplicadoras das informações referentes aos benefícios oferecidos pelo aleitamento materno. Também serão capacitados agentes de saúde, parceiros da pastoral da criança e participantes do Programa Amigos da Saúde.

Benefícios do aleitamento

O aleitamento materno iniciado logo após o nascimento traz benefícios para o bebê e também para a mãe. Estudos comprovam que o leite materno é o alimento completo e ideal para os recém nascidos, por ser de fácil digestão e conter todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde dos bebês. Além de alimentar o leite materno também protege a criança contra infecções e algumas doenças.

A nutricionista e diretora do Banco de Leite Humano do Amazonas, Tânia Batista, informa que o bebê que é amamentado logo após o nascimento regula a respiração, estimula os músculos da face terá uma boa dentição, além de mais saúde. “O mais bonito da amamentação é que esse gesto se configura como um elo de ligação, de amor entre mãe e filho. Amamentar é um gesto de amor”.

Tânia também destaca que o aleitamento também traz benefícios para a mãe, uma vez que ajuda a eliminar o peso adquirido durante a gravidez, estimula as contrações uterinas prevenindo hemorragias pós-parto, e também o câncer de mama. “O aleitamento só traz benefícios, precisamos multiplicar essas informações e conscientizar as pessoas para todos possam usufruir desse bem”, destaca.

O ideal, segundo a nutricionista, é que a amamentação seja exclusiva até os seis primeiros meses de vida e acompanhada de outros alimentos até aos dois anos de idade.

Banco de Leite Humano

O Banco de Leite Humano do Amazonas foi inaugurado em outubro de 2004, funciona nas dependências da maternidade Ana Braga, zona Leste, e tem o objetivo de auxiliar mães que não conseguem amamentar seus filhos ao seio. A unidade processa cerca de 130 litros de leite por mês e o alimento é destinado para crianças internadas nas maternidades do estado.

O Banco também promove o aleitamento materno por meio de ações educativas em maternidades, unidades de saúde, empresas e escolas. Informando profissionais e mães sobre os benefícios do leite materno e incentivando a amamentação até, no mínimo, os seis meses de idade. Mães com dificuldades para amamentar também são atendidas pelos profissionais do Banco que tiram dúvidas e ajudam na solução dos problemas.

Com instalações e equipamentos considerados de alto padrão de qualidade, além de profissionais treinados em centros de excelência, o Banco de Leite do Amazonas é, de acordo com o Ministério da Saúde, o Centro de Referência Estadual pelo Programa de Qualidade da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

Qualquer mulher saudável que esteja amamentando e tenha leite excedente pode se tornar doadora. A coleta do leite pode ser feita no próprio Banco ou em casa. Para isso são fornecidos kits com máscaras, luvas e frascos esterilizados. Profissionais do Banco também orientam sobre a forma correta da ordenha e sobre o armazenamento do leite, até o recolhimento pelo carro da unidade, que faz este serviço semanalmente. Antes de se tornar doadora efetiva, a mãe voluntária passa por uma avaliação médica.

Mais informações sobre a doação e o aleitamento materno pelo telefone 3249-6824, ou, ainda, no Banco de Leite que funciona na Maternidade Ana Braga, no bairro São José, zona Leste de Manaus.