Seminário reúne pesquisas em saúde

Projetos de pesquisa que visam o desenvolvimento científico e tecnológico na área de saúde, desenvolvidos por meio do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), do Ministério da Saúde, serão apresentados de hoje (10) a quarta-feira, durante o Seminário de Avaliação do PPSUS, em Manaus.

O Seminário acontece na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e contará com conferências e mesas redondas, 12 apresentações finais de projetos do edital 2004, 18 apresentações parciais de projetos do edital 2006, mostra de painéis dos projetos aprovados no último edital e uma pré-oficina de discussão da agenda do próximo edital.

Os projetos de pesquisa do PPSUS têm financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundações de Amparo a Pesquisas Estaduais (FAPs).

Os projetos apresentados estão contemplados nas seguintes áreas temáticas: Controle de Doenças Infecciosas e Não-Infecciosas, Saúde da Mulher e da Criança, Saúde Indígena, Comunicação e Informação em Saúde, Doenças Não-Transmissíveis, Gestão do trabalho e educação em Saúde, Doenças Transmissíveis e Saúde de populações em situação de Vulnerabilidade: ribeirinhos, indígenas e quilombolas. Consultores externos, convidados pela Fapeam, farão a avaliação dos projetos.

De acordo com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o PPSUS é uma das ações promovidas pelo Ministério da Saúde com o objetivo de fortalecer o fomento da pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico em saúde no País, na perspectiva de fortalecimento da Política Nacional de Saúde. O objetivo é descentralizar a pesquisa em saúde dos grandes centros de pesquisa e estudo.

Até o momento dois editais para o Programa foram lançados no Amazonas – um em 2004, outro em 2006. O terceiro deve ser lançado até o final deste ano.

Para o diretor-presidente da Fapeam, Odenildo Teixeira Sena, o PPSUS é a parceria de maior sucesso já realizada pelo órgão. “A maioria das pesquisas realizadas tem como objeto de estudo as doenças ditas negligenciadas, aquelas que afetam a parte da população menos privilegiada e que não dispõem de tratamento eficaz e adequado”. Ele também destaca que, por meio do Programa, foram inseridos dois pesquisadores no interior do Estado, um em Coari e outro em Humaitá, cumprindo a diretriz de descentralizar a pesquisa.

Odenildo Sena ressalta, ainda, que o Ministério da Saúde o CNPq têm conseguido criar parcerias interessantes com as FAPs “Para se ter uma idéia, praticamente 50% dos recursos investidos no País para o PPSUS são aportados pelos recursos das FAPs. Se o Ministério investe R$ 2 milhões, a Fapeam investe mais um, o que transforma esse programa em uma ação mais fortalecida. Dessa forma todos ganham, tanto o governo que investe mais nessas pesquisas, quanto a população que é diretamente beneficiada pelo programa”, salienta o diretor.

Local: Escola Superior de Ciências da Saúde da UEA

Dia 11 de março de 2008

17h– 18h30 Credenciamento
19h– 19h30 Solenidade de Abertura:
19h30-20h30 CONFERÊNCIA DE ABERTURA: O QUE É PPSUS?
Suzanne Jacob Serruya ( Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE/ Ministério da Saúde)
20h30-21h30 Coquetel

Dia 12 de março de 2008

9h -10h30 MESA-REDONDA 1 – CENÁRIO DA SAÚDE DO ESTADO DO AMAZONAS

Participantes:
Wilson Duarte Alecrim (Secretaria do Estado de Saúde do Amazonas – SUSAM)
Manuel Jesus Pinheiro Coelho (Secretaria Municipal de Saúde de Manaus – SEMSA)
Aurimar Simões Tavares (1° Vice-Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – COSEM/AM)

Coordenadora de mesa: Suzanne Jacob Serruya (SCTIE/ Ministério da Saúde).

10h30-10h45 INTERVALO – Coffee Breack
10h45-11h30 CONFERÊNCIA 1: BASES PARA A INCORPORAÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS E PRODUTOS NO MERCADO PÚBLICO.

Armando Raggio (Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS)
11h30- 12h CONFERÊNCIA 2: EXPERIÊNCIA DO PPSUS NO ESTADO DO AMAZONAS

Odenildo Sena (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM)
12h – 14h INTERVALO