Servidora da SES-AM vence a primeira edição do Desafio Saul Benchimol
Na primeira edição do “Desafio de Saul Benchimol”, realizada nesta sexta-feira (29/11), em Manaus, Maria Rita Serrão Freires, estagiária da Secretaria Executiva Adjunta de Gestão e Administração (Seaga) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), foi destaque como integrante da equipe vencedora com o projeto “VerdeTech”, no segmento de tecnologia para a Amazônia.
O Desafio Saul Benchimol distribuiu R$ 20 mil em premiações para as quatro equipes vencedoras dos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima. O evento, organizado pela Bemol em parceria com a Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores), teve como objetivo reconhecer iniciativas voltadas para a solução de problemas socioambientais da Amazônia.
Como estudante de Economia na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Maria Rita contribuiu no desenvolvimento de uma plataforma de monitoramento em tempo real para combater o desmatamento e os incêndios florestais na Amazônia. A solução utiliza sensores inteligentes capazes de detectar mudanças no ambiente, como fumaça e ruídos, e alertando equipes de fiscalização. O projeto também promove a capacitação de comunidades locais para operar os equipamentos.
“O VerdeTech usa como inspiração a lenda dos muraquitãs, conhecidos como amuletos de proteção. Essa ideia reflete nosso objetivo no projeto: proteger as Áreas de Preservação Ambiental (APAs) do Amazonas. Por meio de uma rede de sensores, buscamos identificar incêndios primários nessas áreas, permitindo que as autoridades competentes ajam rapidamente e evitem grandes prejuízos ambientais”, explica Maria Rita.
Ao longo do desafio, os participantes passaram por mentorias, workshops e apresentações. O evento homenageou Saul Benchimol, cofundador da Bemol, cuja trajetória foi marcada pelo incentivo à educação e ao empreendedorismo na Amazônia, pilares que inspiraram a criação da iniciativa.
FOTOS: Divulgação/ SES-AM