Servidores da SES-AM participam do ‘Projeto Longevivendo’ coordenado pela FUnATI

Um dos objetivos do programa é preparar os servidores da pasta para o processo de aposentadoria

Foto: Divulgação SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) participou da reunião bimestral do “Projeto Longevivendo”, coordenado pela Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), realizado na quarta-feira (17/07). Executado na SES-AM, por meio do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), o projeto visa preparar os servidores da pasta para o processo de aposentadoria, bem como avaliar e acompanhar a qualidade de vida dos funcionários que recebem abono de permanência.

A diretora do DGTES, Fabiana Gurgel, explicou que durante as reuniões são realizadas rodas de conversa com psicólogos para troca de experiências e reflexões sobre a preparação para a aposentadoria. Fabiana destacou que a participação da SES-AM no programa da FUnATI faz parte do projeto “Mãos que Cuidam”, direcionado à valorização dos servidores da pasta.

“Essa demanda está contemplada nas ações do programa ‘Mãos que Cuidam’ desenvolvido pela SES. Além disso, sem dúvida, tratar sobre o tema da aposentadoria é necessário, pois este é um dos grandes desafios enfrentados pela sociedade moderna, especialmente frente ao rápido aumento da expectativa de vida e os dilemas e mudanças enfrentados pela pessoa idosa após a aposentadoria”, pontuou a diretora do DGTES.

Para a servidora das SES-AM, Marlene de Souza Machado, de 70 anos, participar do “Projeto Longevivendo”, é um orgulho e satisfação. “Eu gosto muito das dinâmicas aplicadas pela psicóloga nas rodas de conversas e da convivência com os demais servidores da SES que participam do projeto. E sou usuária do Projeto Longivivendo”, destacou.