SES-AM lança programa de valorização do servidor da saúde, em comemoração ao Dia do Trabalhador

“Mãos que Cuidam” prevê ações de reconhecimento e homenagem aos profissionais do setor

Foto: Evandro Seixas

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) lançou, esta semana, um programa direcionado à valorização dos servidores, em comemoração ao Dia do Trabalhador (1º de maio) e em reconhecimento aos profissionais que atuam numa área que exige dedicação quase que exclusiva e que lida com vidas humanas.

“Mãos que Cuidam” é o nome do novo programa, lançado na última terça-feira (30), em solenidade na sede da SES-AM. A secretária estadual de Saúde, Nayara Maksoud, anunciou as medidas que integram o programa, para um auditório lotado de servidores, que aplaudiram e apoiaram a iniciativa. O programa, segundo ela, será instituído através de portaria a ser publicada no Diário Oficial do Estado.

Ainda como política de valorização do servidor, Nayara Maksoud informou que também está sendo publicada a portaria que concede ao trabalhador da instituição a possibilidade de se ausentar no dia do aniversário. “É uma forma de reconhecimento ao servidor, efetivo ou comissionado, que atua numa área que, sabemos, exige um esforço pesado e além da conta, uma dedicação que, muitas vezes, acaba por deixar a família em segundo plano. É justo, portanto, que possa passar a data junto com as pessoas do seu convívio familiar”, observa. 

As ações previstas no programa “Mãos que Cuidam”, frisou a secretária, parecem simples, mas são importantes e significativas para os servidores da saúde. O grande objetivo, conforme ela explica, é cuidar e valorizar o servidor da instituição, além de reconhecer e destacar os que tenham dado relevante contribuição para a melhoria da saúde no Amazonas. “É um direcionamento expresso pelo governador Wilson Lima, que enxerga no servidor da instituição, de todas as áreas de atuação, a sua importância para fazer funcionar essa engrenagem enorme que é a saúde no Amazonas”, reforça. 

Idealizador do projeto, o secretário-executivo da SES-AM, Silvio Romano, destaca que a humanização, ponto central do novo programa, deve ser entendida como política pública que perpassa as diferentes ações e instâncias do Sistema Único de Saúde (SUS). “As pessoas precisam ser reconhecidas e viver num ambiente de trabalho que contagia, que empolga e que tem, nas relações humanas, na empatia com os colegas e com o usuário dos serviços da saúde, o seu ponto principal”, pontua.

O programa, de acordo com ele, inclui premiação para as equipes que se destacam no mês; comemoração dos aniversários e das datas especiais; criação e entrega do Diploma Amigo da Saúde, aos que dão contribuição relevante ao setor; homenagem aos servidores já falecidos e que prestaram grandes serviços ao órgão, com a denominação a espaços internos da instituição; menção honrosa aos que realizam grandes feitos na saúde; e entrega de placa na aposentadoria do servidor, uma forma de reconhecer e agradecer, em nome da instituição, a dedicação e o empenho de cada um durante a carreira profissional.

A premiação para a equipe do mês, ele detalha, destacará as que atinjam o melhor desempenho no período. A ideia é valorizar não somente a atuação individual, mas o resultado das relações interpessoais, como forma de estimular a execução das atividades em equipe e ajudar a construir um ambiente saudável de trabalho.

Silvio Romano ressalta que os aniversariantes do mês serão lembrados e comemorados, como forma de demonstrar que o servidor possui o seu valor como pessoa e não apenas como profissional. E com a comemoração das datas especiais a intenção, ele explica, é aprimorar a relação entre os servidores e a instituição, oportunizando o compartilhamento da cultura organizacional e a criação de vínculos emocionais.

Solenidade

Na solenidade de lançamento do programa “Mãos que Cuidam” já iniciaram as ações que ele contempla. Ou seja, foi realizada a celebração dos aniversariantes do mês de abril e a entrega de Diplomas do Prêmio Equipe do Mês ao Núcleo de Modernização da Infraestrutura da Saúde (Infrasaúde), Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES) e Secretaria Executiva de Assistências (SEA).

Além disso, por ocasião do Dia do Trabalhador, a servidora lotada no DGTES, Marlene Machado, uma das mais antigas profissionais da SES, com 39 anos de atuação, recebeu homenagem do órgão.