SES-AM dá posse aos novos membros do Conselho Estadual de Saúde para o triênio 2025-2027

Pela primeira vez, a presidência do colegiado será definida por meio de eleição entre os pares

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou, nesta sexta-feira (03/01), a cerimônia de posse dos 27 novos membros do Conselho Estadual de Saúde (CES-AM), para o triênio 2025-2027. Na solenidade, a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, destacou que, pela primeira vez, o CES-AM será presidido por um membro eleito entre os pares. Com isso, disse ela, o Governo do Amazonas mostra o compromisso em garantir a participação da sociedade nas decisões da saúde.

“É um feito histórico. Agradecemos ao governador Wilson Lima e aos deputados que nos apoiaram e aprovaram a Lei que estabelece que a presidência do Conselho seja escolhida entre os próprios membros, por meio de eleição. Isso traz o fortalecimento e o empoderamento para o controle social na saúde e, assim, entramos em 2025 em sincronia, para construir um SUS Amazonas cada vez mais forte”, pontuou Nayara Maksoud.

Antes da Lei 6.938, de junho de 2024, o colegiado era presidido pelo secretário de saúde. Os novos conselheiros foram empossados no auditório da SES-AM, no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus. Eles foram escolhidos em dezembro do ano passado, após o pleito que contou com 1.856 eleitores, o maior já registrado em 31 anos do CES-AM. Já a eleição para a composição da presidência e mesa diretora do Conselho será realizada na próxima terça-feira (07/01).

Participaram da solenidade de posse, além da titular da SES-AM, a presidente da Comissão Eleitoral do Conselho, Maria de Guadalupe Peres, e o representante da Junta Eleitoral, Mizael Lima da Silva. “É com grande alegria que recebemos os novos conselheiros, porque todos estão empenhados para lutar por uma saúde pública de qualidade, com diálogo e construção de propostas”, disse Maria Guadalupe Peres, da comissão eleitoral.

Composto por representantes de instituições públicas, profissionais saúde e sociedade civil, o órgão tem a finalidade de estabelecer, acompanhar e realizar o controle social da política estadual de saúde. “O Conselho é formado por pessoas extremamente capacitadas e isso é fundamental para construirmos políticas que possam trazer resolutividade para a vida das pessoas. Estamos aqui para somar, pois o SUS é essencial para todos nós”, afirmou o conselheiro João Luiz Filho, do Instituto Verde Esperança.

A conselheira Ariana Araújo parabenizou a formação do novo colegiado e destacou a importância de se ter ações em saúde que atendam a todos os segmentos da sociedade. “O SUS é igualitário e universal. Então, nós vamos buscar um SUS mais humanizado, igualitário e que consiga atender todos os anseios da população”, disse.

Conselheiros empossados

Ao todo, foram empossados os 27 conselheiros, entre os titulares e suplentes. Durante o evento, eles receberam, também pela primeira vez, os coletes e crachás do colegiado. No segmento “Gestão”, tomaram posse como membros titulares a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud; a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim; Karina Barros, da Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde (Segeam); e João Paulo Montes, do Centro de Vida Independente (CVI).

No segmento “Trabalhadores”, foram empossados: Marcelo Campese, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Adriana Azevedo, do Sindicato dos Fisioterapeutas do Amazonas (Sinfisio-AM); Marilene Vilhena, do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Área de Saúde do Estado do Amazonas (Sindsaúde); Thalles Araújo, do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam).

No segmento “Usuários”, foram empossados como titulares: Ana Cláudia Martins, da Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa); João Luiz Filho, do Instituto Verde Esperança; Gilson da Silva, do Instituto Movimento Popular em Saúde do Estado do Amazonas (Imopseam); Mackson de Oliveira, da Associação Brasileira dos Médicos Indígenas e PcD’s; Elso Lima, da Central Única das Comunidades do Estado do Amazonas (CUC); Nicilene Reis, da Arquidiocese de Manaus; Josiel Coelho, do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (sares); e Joana Costa, do Instituto Joana Galante.

Como suplentes, foram empossados o coordenador do Complexo Regulador, Roberto Bezerra; o secretário executivo de Atenção Especializada da SES-AM, Everton Guimarães; Ana Paula Soares, do Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS); Ariana Araújo, do Sindicato dos Profissionais de Nutrição (Sindinutri-AM); Rosiane Palheta, do Sindicato de Assistentes Sociais (Saseam); Daniel Sena, da Agremiação Social da Pessoa com Deficiência Viver Melhor; João Batista Paula, da Associação dos Hemofílicos do Estado do Amazonas; Nichole Oliveira, da Associação de Travestis, Transsexuais e Transgêneros do Estado do Amazonas (Assotram); Jason Marinho, da Coordenação dos Povos indígenas de Manaus e entorno (Copime); Maria Tatyanny Bindá, da Cáritas Arquidiocesana; e Maria Ivanete Silva, do Instituto Social Norte Brasil.

FOTOS: Evandro Seixas / SES-AM