SES-AM empossa novos membros do Comitê de Saúde Integral LGBTI+

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) empossou 49 novos membros do Comitê Técnico Interinstitucional de Saúde Integral LGBTI+, durante evento realizado nesta quinta-feira (28/11), na sede do órgão. O Comitê, como explica a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, atua na formulação de políticas públicas em saúde inclusivas, com a identificação de demandas locais e regionais, na qualificação da atenção à saúde e no encaminhamento de propostas de inclusão aos serviços da área para a população LGBTI+ no Estado.

“Promover a saúde integral da população LGBTI+, eliminando a discriminação e o preconceito institucional, contribui para a redução das desigualdades, tornando os serviços de saúde mais acessíveis e equilibrados e fortalecendo ainda mais o Sistema Único de Saúde (SUS) no nosso Estado”, declarou Nayara Maksoud.

Ao todo, 25 pessoas foram empossadas como membros titulares e 24 como suplentes, e irão atuar no período de 2024 a 2026 no grupo. O Comitê é formado por representantes da SES-AM, Universidade Federal e Estadual do Amazonas (Ufam e UEA), Secretarias Municipais de Saúde de Manaus e Manacapuru, e de Organizações da Sociedade Civil. Por ser interinstitucional, órgãos de outros municípios podem integrar o Comitê, que foi instituído em 2019, tornando-se uma conquista para o desenvolvimento de políticas de saúde para essa população.

O evento foi realizado pela Secretaria Executiva Adjunta de Políticas de Saúde (Seaps) da SES-AM, por meio da Coordenação Estadual de Saúde Integral LGBTI+. Na ocasião, a secretária da Seaps, Nara Esquivel, ressaltou que a admissão de novos membros no Comitê é de extrema relevância para a promoção da igualdade e combate à intolerância.

“Com a posse dos novos membros estamos manifestando a legalidade do Comitê Técnico Interinstitucional de Saúde Integral LGBTI+ no Amazonas. Isso é garantia dos direitos humanos, o direito à saúde, o direito ao SUS para a comunidade LGBTI+”, pontuou a secretaria da Seaps.