SES-AM participa da abertura da 3ª edição do projeto Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS
As especializações compõem o conjunto de iniciativas educacionais construído pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio-Libanês

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), participou, nesta quarta-feira (05/02), da abertura da 3ª edição dos Cursos de Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde do SUS (GPRS) e em Educação na Saúde para Preceptores no SUS (PSUS). O evento ocorreu no Auditório principal da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Os cursos compõem o conjunto de iniciativas educacionais do Projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS (DGPSUS), construído pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.
A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, ressaltou a importância de apoiar projetos que fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. “A qualificação dos nossos profissionais é essencial para o melhorar ainda mais o SUS no Amazonas. Apoiar iniciativas como o projeto DGPSUS reafirma nosso compromisso com a educação permanente em saúde e com a melhoria da assistência à população”, declarou.
A diretora do DGTES, Fabiana Gurgel, explicou que no evento foram destacados o papel das residências e da formação dos preceptores, destacando que parcerias como essas contribuem alinhamento dos objetivos da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e aos compromissos do SUS. “Os profissionais que integraram ao programa, posteriormente irão reforçar a área de Educação e implantação de Comissões de Residências na SES”, disse.
Participaram da solenidade, os apoiadores técnico da Gerência de Educação na Saúde e Humanização (GESH) do DGTES, João Victor Matos, Camila Melo e Anderson Viana.