SES-AM participa da Caravana FormaSUs Norte 1 realizada pelo Ministério da Saúde.
Nos dias 17 e 18 de outubro, técnicos da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas – SES/AM participaram da Caravana FORMA-SUS Norte 1, promovida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES/MS. Este primeiro encontro, que parte de uma série de sete, ocorreu em Manaus-AM, na Universidade Federal do Amazonas – UFAM e contou com a participação de representantes dos estados de Rondônia e Acre.
O evento teve como principais objetivos: Integrar ensino-serviço-comunidade nas discussões que envolvem a formação para o SUS; promover o SUS como Escola e fomentar discussões acerca das diretrizes curriculares nacionais na formação de nossos futuros trabalhadores da saúde. “Essa confluência entre estudantes, residentes, trabalhadores (as), gestores do SUS e movimentos sociais voltadas para a formação no âmbito da saúde, configura-se como oportunidade para o fortalecimento do ensino, do serviço, da gestão e da comunidade”, disse a Gerente da Gerência de Educação na Saúde e Humanização – GESH/SES-AM, Francileide Bindá, que participou dos dois dias do encontro.
No primeiro dia da Caravana FormaSUS, foi abordado sobre “O SUS-Escola: Reorientação da formação em saúde para o povo brasileiro” pelas palestrantes Lívia Méllo (Diretora DEGES/SGTES) e Inara Nascimento (Docente UFRR), temática que instigou os presentes a reflexões relevantes sobre a educação na saúde, seus dilemas e desafios no contexto amazônico. Ainda neste primeiro dia, os participantes foram divididos em grupos de trabalho (GTs) para, a partir da imersão nos cenários de prática, apontarem experiências exitosas na saúde da Região Norte. Os GTs foram organizados nas seguintes modalidades: Estudantes e Residentes, Trabalhadores(as) e Gestores (as), Movimentos Sociais e Docentes.
No segundo dia, novos GTs foram formados para discutir temas como Reorientação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs); Permanência Estudantil; Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES). A síntese das discussões destes GTs foi apresentada em plenária no período da tarde, oportunizando a socialização e discussão dos assuntos abordados.
A participação na Caravana FormaSUS possibilitou a troca enriquecedora de experiências e conhecimento entre os diversos atores da Região Norte, consolidando-se como espaço relevante de aprendizagem e de produção de conhecimento.