SES-AM participa de lançamento do edital para inovação e pesquisa em saúde no Amazonas
O prazo para submissão das propostas será até às 22h59 do dia 12 de maio

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) participou do lançamento da 8ª edição do edital do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS). O programa, que visa fomentar o desenvolvimento de pesquisas em áreas prioritárias para a saúde, é uma parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico Científico e Tecnológico (CNPq).
O lançamento aconteceu na última sexta-feira (28/03) no auditório da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus, e contou com a participação da secretária executiva adjunta de assistência da Secretaria de Saúde do Estado (SES/AM), Mônica Melo, que representou a secretária de saúde Nayara Maksoud.
“É uma iniciativa essencial para o fortalecimento da pesquisa em saúde no Amazonas e, com a descentralização do fomento, conseguiremos impulsionar estudos e inovações que atendam particularidades da nossa região, pois nosso compromisso é utilizar a ciência e a tecnologia para melhorar a qualidade dos serviços de saúde, reduzir desigualdades em relação a outras regiões e garantir um atendimento mais eficiente e acessível para toda a população amazonense.”, garantiu a secretária Mônica.

Em 2024, servidores da SES-AM participaram de um levantamento para coletar informações que serviram de base de dados para serem usados em pesquisas e estudos científicos, contribuindo diretamente na melhoria dos serviços de assistência.
De acordo com o edital, o PPSUS irá apoiar até 20 projetos, com prazo de vigência de 24 meses. Para a submissão de propostas, os interessados terão até às 22h59 do dia 12 de maio. Os projetos de pesquisa deverão contemplar os seguintes eixos temáticos: Saúde da Mulher e Materno Infantil; Agravos e Doenças não transmissíveis; Gestão de trabalho e Educação na saúde; Agravos e doenças/Infecções transmissíveis; Saúde dos Povos e Comunidades Tradicionais: Indígenas, Ribeirinhas e Quilombolas.
Podem participar pesquisadores com títulos de mestrado ou doutorado, vinculados a instituições de ensino superior, institutos de pesquisa pública ou privados sem fins lucrativos.
As inscrições devem ser realizadas de forma eletrônica pelo Sistema de Informação de Ciência e Tecnologia em Saúde (SISC&T), disponível no endereço eletrônico: https://sisct.saude.gov.br/sisct/, e também pelo Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SIGFapeam), em www.fapeam.am.gov.br.