SES-AM participa de ‘Oficina Nacional de Educação Permanente em Saúde’, em Brasília

Evento promoveu debates sobre a integração entre gestão do trabalho e educação na saúde para fortalecimento do Sistema Único de Saúde

Foto: Divulgação /SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) participou, na quarta e quinta-feira (02 e 03/10), da Oficina Nacional de Educação Permanente em Saúde: articulando saberes, fazeres, desafios e oportunidades para ressignificar o trabalho na saúde, em Brasília. O evento foi promovido pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).

A diretora do Departamento de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DGTES) da SES-AM, Fabiana Gurgel, que participou do evento representando o órgão, explicou que a programação da oficina incluiu mesas-redondas e grupos de trabalho que aborda temas como estrutura, governança e financiamento da Educação Permanente em Saúde, além da integração entre a gestão do trabalho e a educação na saúde.

“É um importante momento e espaço de discussão e proposição para a integração da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, pois debatemos o fortalecimento das estruturas, criação de sistemas e financiamento para o planejamento e execução das ações de governança, além de trabalho e educação para produção de mudanças nos serviços e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, pontuou a diretora do DGTES da SES-AM.

O segundo dia da oficina foi dedicado à formação de grupos de trabalho para discutir o papel da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), as possibilidades de atualização frente às necessidades da área e a qualificação do cuidado em saúde. A agenda incluiu o diálogo e a construção coletiva, com o propósito de repensar nas práticas de formação e desenvolvimento dos trabalhadores da saúde no país.