SES-AM promove diálogo sobre combate ao racismo no SUS
O encontro foi em alusão a campanha “21 Dias de Ativismo de Combate ao Racismo”, que reforça compromisso com a equidade e humanização
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) realizou, nesta terça-feira (10/12), um encontro em alusão à campanha estadual “21 Dias de Ativismo de Combate ao Racismo”. O evento, que ocorreu no auditório Maria Eglantina Nunes Rondon, na sede da SES-AM, teve com o objetivo ampliar o diálogo sobre a importância do tema entre gestores, trabalhadores da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O encontro foi realizado pela Secretária Executiva Adjunta de Políticas de Saúde (Seaps), por meio do Comitê de Equidade no Âmbito do Trabalho e da Educação, em parceria com a Secretária Executiva de Atenção Especializada e Políticas de Saúde (SEAEPS), Secretaria Executiva de Assistência (SEA), e Secretaria Executiva Adjunta de Atenção Especializada (SEAAES).
Na ocasião, a secretária da Seaps, Nara Esquivel, ressaltou que a campanha é realizada anualmente, de 20 de novembro a 10 de dezembro, em alusão ao Dia da Consciência Negra e ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. “O objetivo é alertar sobre o racismo e promover ações de repressão a violência, bem como incentivar o respeito a vida, a dignidade e a cidadania”, explicou Esquivel.
Ainda segundo a titular da Seaps, o encontro reforça o compromisso da SES-AM com a equidade e a humanização no SUS. “É essencial promovermos o combate ao racismo, pois assim podemos construir um sistema de saúde mais justo, acolhedor e respeitoso para todos”, pontuou Nara Esquivel.
O evento contou com a presença de 63 participantes, que interagiram ativamente durante as palestras e participaram de uma dinâmica com brindes ao final do encontro.