SES-AM realiza 1ª reunião de 2024 com coordenadores dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde do interior

O encontro teve como objetivo fortalecer a atuação dos Núcleos nas unidades de saúde dos municípios do Amazonas

Foto: Manu Lago/SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou, nesta terça-feira (14/05), o primeiro encontro estadual de 2024 com representantes dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHUs) do interior do Amazonas. Promovido pela Gerência de Educação na Saúde e Humanização (GESH), do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES) da SES, o encontro teve como objetivo fortalecer a atuação dos Núcleos nas unidades de saúde, alinhando às diretrizes da Política de Educação Permanente em Saúde e de Humanização.

Ao todo, representantes de 16 municípios participaram do evento, que aconteceu na modalidade remota, por meio da plataforma Telessaúde, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Na ocasião, representando a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, o secretário-executivo, Silvio Romano, fez a abertura do encontro, que contou ainda com a participação da diretora do DGTES, Fabiana Gurgel, a da gerente de GESH, Francileide Bindá.

Silvio Romano ressaltou a importância desses encontros que estimulam cada vez mais a parceria da SES com os municípios, destacando os cuidados humanizados que é preciso ter, passando por todas as instâncias, desde o paciente até as equipes de trabalho e gestão.

“Precisamos acolher a todos que estão dentro das nossas unidades de saúde. Não apenas os usuários ou seus acompanhantes, mas também os colegas de trabalho. Estamos agora com a secretária Nayara, com uma gestão que entende que humanizar é preciso, levando dignidade as pessoas”, pontuou.

Durante a programação, foram abordados diversos pontos, incluindo o alinhamento do planejamento, monitoramento e avaliação das ações para 2024. Também foi enfatizada a priorização de estratégias que promovam os princípios da Política Nacional de Humanização (PNH) no acolhimento e atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A gerente da GESH, Francileide Bindá, responsável pela organização do evento, falou da relevância do investimento na formação e capacitação das equipes dos Núcleos, com foco na melhoria e qualidade da saúde pública. Ela ressaltou o papel da Secretaria-Executiva Adjunta de Regionalização (SEAR) da SES, no desenvolvimento dessas parcerias no interior do Estado.

“Os coordenadores são muito importantes e fundamentais para que a gente consiga levar um cuidado maior para as pessoas que estão sob nosso amparo. Com o apoio da nova gestão da Secretaria de Saúde nosso objetivo será alcançado”, disse Bindá.

A diretora do DGTES também destacou o papel estratégico dos NEPSHUs na melhoria e qualidade da saúde pública. “Investir na formação e capacitação dos profissionais de saúde e no fortalecimento dos NEPSHUs é de suma importância para a melhoraria da qualidade dos serviços oferecidos à população”, declarou Fabiana Gurgel.

Educação Permanente e Humanização

A Educação Permanente e Humanização do SUS é um conjunto de diretrizes e ações que buscam promover a formação e capacitação contínua dos profissionais de saúde, além de estimular a humanização do atendimento e valorização dos trabalhadores da saúde.

Além disso, a valorização dos profissionais de saúde, em um ambiente de respeito e empatia, contribui para a construção de um sistema de saúde mais justo e integrado, capaz de atender às necessidades individuais e coletivas da população.