SES-AM realiza 1º Encontro de Educação, Humanização e Equidade na Saúde
Mais de 140 profissionais participaram do evento, no primeiro dia, discutindo, especialmente, o atendimento a pessoas em vulnerabilidade
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza o 1º Encontro de Educação, Humanização e Equidade na Saúde do Amazonas, nesta quarta-feira e quinta-feira (10 e 11/07). O evento tem por objetivo reforçar, junto aos servidores, as políticas que devem nortear a oferta de serviços no setor e que se baseiam na universalidade, acolhendo todos os usuários, indistintamente.
Mais de 140 pessoas participaram do primeiro dia do evento, no auditório da Fametro, na rua Professor Ernani Simão, Cachoeirinha, das 7h30 a 12h30. O encontro é voltado a profissionais das unidades de saúde da SES-AM. Abrange a parte de exposição das políticas públicas, atividades em Grupos de Trabalho e apresentação, em plenária, dos principais pontos discutidos.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, explica que os assuntos tratados visam assegurar que todos os cidadãos tenham acesso igualitário aos serviços de saúde, independentemente de origem, raça, gênero, orientação sexual, condição socioeconômica ou localização geográfica. “O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado com esse propósito e o Governo do Amazonas defende e adota todos os mecanismos nesse sentido, com especial preocupação em ampliar o acesso a pessoas em situação de vulnerabilidade social”, afirmou.
No evento, estão sendo definidas estratégias para proporcionar um espaço de aprendizado e construção coletiva de ações, que contribuam para a melhoria contínua da qualidade do atendimento de saúde prestado a grupos vulnerabilizados (pessoas com deficiência, LGBTIQIA+, negras, em situação de rua, populações ribeirinhas, indígenas, migrantes, refugiados, apátridas ou privadas de liberdade).
O secretário executivo da SES-AM, Silvio Romano, ressaltou que é preciso assegurar que todos os usuários da saúde sejam beneficiados com as políticas de equidade. “Todos merecem um atendimento digno e igualitário e, mais do que fazermos políticas escritas, isso precisa estar claro para as pessoas que estão na linha de frente do atendimento nas nossas unidades”, destacou.
A secretária executiva adjunta de Projetos Estratégicos em Saúde (Seapes) da SES-AM, Nara Esquivel, explicou que o evento proporciona um espaço de aprendizado e construção coletiva, que vai contribuir ainda mais para a melhoria da qualidade do atendimento de saúde prestado a grupos sociais que muitas vezes são negligenciados devido à falta de conhecimento ou mesmo de compreensão por parte dos profissionais.
“Esse encontro é um marco importante para a saúde do Estado. Uma pauta sensível e importante, que necessita de compromisso e ética para construir, coletivamente, as ações de fortalecimento e consolidação da política de equidade. Estou muito feliz em vivenciar isso, verdadeiramente. Que as políticas públicas de saúde possam assegurar o direito de todos e incentivar o maior aprofundamento do debate para gerar a efetividade de suas ações”, reforçou.