SES-AM realiza curso para capacitar jovens como agentes multiplicadores de saúde no Amazonas
O treinamento, que iniciou no dia 11 de dezembro, está sendo realizado em parceira com o Telessaúde da UEA
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com o Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), está promovendo o curso “Saúde no Adolescer: Formação de Jovens Multiplicadores no Amazonas”. Destinado a adolescentes a partir de 14 anos e ao público em geral, o curso tem como objetivo capacitar jovens como agentes de transformação social, fortalecendo sua participação em decisões sobre saúde e educação. O cronograma da capacitação iniciou no dia 11 de dezembro e segue até o dia 31 de janeiro de 2025.
De acordo com a coordenadora da Saúde do Adolescentes e Jovens, da Secretaria Executiva Adjunta de Política de Saúde (Seaps) da SES-AM, Jane Nagaoka, a iniciativa utiliza o modelo de educação por pares, estimulando os jovens a disseminarem informações sobre os sete eixos estruturantes da saúde adolescente, sendo: participação juvenil; equidade de gênero; direitos sexuais e reprodutivos; projeto de vida; cultura de paz, ética e cidadania; igualdade racial, e étnica.
“O curso busca capacitar adolescentes como multiplicadores de saúde, promovendo a prevenção de doenças e agravos que impactam os jovens”, destaca Jane Nagaoka, que está à frente da capacitação.
Aulas e metodologia
Com aulas na modalidade a distância, o conteúdo será disponibilizado no canal do YouTube do Telessaúde UEA, durante o mês de dezembro. Segundo o cronograma, após a disponibilização das aulas, os alunos deverão enviar os trabalhos de campo no período de 27 de dezembro a 15 de janeiro. Os certificados serão entregues do dia 16 ao dia 31 de janeiro.
“As aulas, ministradas por profissionais voluntários, utilizam uma linguagem simples e acessível, incentivando os participantes a refletirem sobre suas experiências e contextos. Ao final do curso, os estudantes realizarão uma atividade prática, multiplicando um dos temas trabalhados junto aos seus pares e comunidades, sendo uma aplicação prática do aprendizado”, esclareceu a coordenadora da capacitação.
Jane Nagaoka destacou, ainda, que os adolescentes ou público em geral que ainda queiram participar do treinamento, as inscrições seguem até o dia 31 de dezembro. “Queremos que mais pessoas participem. O novo participante deve assistir as aulas que já estão disponíveis na plataforma e, após isso, seguirem os cronogramas das atividades para receberem o certificado”, finalizou.
Mais informações
Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail: saudedoadolescente@saude.am.gov.br /ou pelo WhatsApp: (92) 98146-0543.
As inscrições estão disponíveis por meio do formulário, pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSczmFHsmuBPvaiDZWlS4ipwpgoUslHvS2lVXLnGC6JVLbQO3w/viewform.
A aula inaugural, bem como os conteúdos que já foram ministrados podem ser assistidos no YouTube Telessaúde da UEA, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=UdYqUVUTwE0.