SES-AM realiza oficina estadual de Saúde e Segurança dos trabalhadores do SUS
A iniciativa faz parte das ações para o Programa de Valorização da Gestão do Trabalho e da Educação na saúde
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Universidade Federal da Bahia (UFB), realizou nos dias 16 e 17 de maio de 2024, a oficina estadual para a elaboração do Programa Nacional de Saúde e Segurança da Trabalhadora e do Trabalhador do SUS (PNAIST/SUS). O evento, realizado pelo Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde – DGTES/SES-AM, teve como objetivo mapear a realidade e as necessidades locais para subsidiar a criação do programa.
De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, a iniciativa faz parte das ações para o Programa de Valorização da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, o ValorizaGTES-SUS.
“A oficina busca estimular a construção de uma rede colaborativa, que estabeleça a responsabilidade compartilhada sobre a saúde e segurança dos servidores do SUS e também para o Ministério da Saúde identificar as diferentes prioridades regionais e ouvir sobre os problemas concretos do cotidiano e como têm sido enfrentados”, afirma.
O encontro possibilitou a aproximação da área de gestão do trabalho na saúde da secretaria com os territórios, secretarias estaduais de saúde, gestores, trabalhadores do SUS, pesquisadores, sindicatos, controle social e outras representações a fim de debater prioridades dos territórios para subsidiar a elaboração do PNAIST/SUS.
A diretora do DGTES/SES-AM, Fabiana Gurgel, ressaltou a importância da participação dos profissionais da saúde do Amazonas no processo de elaboração do PNAIST, destacando a promoção e proteção da saúde dos trabalhadores do SUS.
“Esse evento é um marco para a implantação de ações mais robustas e estruturadas para o promoção e proteção da saúde dos trabalhadores do SUS. Somos uma das maiores forças de trabalho e o fato deste evento contar com a participação de diversos segmentos que representam os trabalhadores da saúde tem muito mais chance de se efetivar”, declarou Gurgel.
A abertura do evento contou com a presença da Secretária Executiva Adjunta de Políticas de Saúde (SEAPS), Nara Núbia Esquivel, que deu as boas-vindas aos participantes do evento e falou da importância desse movimento voltado para a saúde dos trabalhadores do SUS e ressaltando o apoio da secretária estadual, Nayara Maksoud, para os espaços e ações democráticas.