SES-AM realiza oficina para a elaboração do Programação Anual de Saúde que indica metas para o próximo ano

O projeto estabelece diretrizes de saúde para 2025 com foco em planejamento estratégico e melhoria contínua dos serviços

Foto: Divulgação / SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou, nesta quarta-feira (04/09), Oficina de Elaboração da Programação Anual de Saúde (PAS 2025), voltada para os servidores que atuam na Secretaria Executiva Adjunta de Políticas de Saúde (SEAPS).

A secretária da SEAPS, Nara Esquivel, explica que as Políticas de Saúde são abrangentes e necessitam de implementações com particularidades que só a região Amazônica possui e, por sua abrangência, todas as ações necessitam de planejamentos adequados para a execução assertiva, resultando em uma melhor assistência ao usuário.

“Planejamos e avaliamos nossa PAS para que possamos não apenas prestar e executar com propriedade os recursos disponíveis, mas também para oferecer uma assistência à saúde de qualidade, ampliar e qualificar o acesso e todos os profissionais da Gestão e Assistência, de maneira sistêmica com o Plano Estadual de Saúde (PES) do Amazonas”, explicou ela.

A estrutura da PAS incluiu: diretrizes, objetivos, ações estratégicas, atividades, produto da atividade, meta da atividade, responsáveis e indicadores com metas para um ano.

Na ocasião, foi discutida ainda a utilização dos Relatórios Detalhados do Quadrimestres Anteriores (RDQA), que se constitui, segundo Nara Esquivel, como um instrumento de monitoramento e acompanhamento da execução da Programação Anual de Saúde (PAS). Esses relatórios são elaborados a cada quatro meses, trazendo informações cumulativas das metas realizadas, tanto as metas físicas, como as metas financeiras e, dessa forma, possibilite o monitoramento e avaliação acerca da execução da PAS.

Também foi apresentado o Relatório Anual de Gestão (RAG), um instrumento que permite ao gestor evidenciar os resultados alcançados no ano com a execução das PAS e orientar eventuais redirecionamentos que se fizerem necessários no Plano de Saúde. O RAG é elaborado pelos gestores do SUS e enviado para análise do respectivo Conselho de Saúde até o dia 31 de março do ano seguinte, 2025. “Os resultados dessas metas serão colocados nos relatórios quadrimestrais e anual de gestão e iremos conferir o que conseguimos alcançar comparado ao que foi planejado”, finalizou a secretária.