SES-AM reforça estrutura de atuação do Núcleo de Educação em Saúde e Humanização do HPS 28 de Agosto

O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto inaugurou, nesta terça-feira (09/04), um novo espaço para atuação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU).

 A iniciativa, explica a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, faz parte do fortalecimento da política de educação voltada aos profissionais do setor, que vem sendo adotada pelo Governo do Amazonas. “O Núcleo é uma estrutura fomentadora da educação permanente dos servidores”, afirma.

Segundo a secretária, as ações executadas pelo NEPSHU são muito importantes, por contribuírem para a qualificação permanente das equipes e para melhorias constantes nas práticas em saúde.

 Hoje, a rede estadual de saúde conta com esse sistema em 45 unidades, na capital e interior, e a intenção, de acordo com a secretária, é ampliar cada vez mais, expandindo as atividades de educação e ensino, estimulando a humanização do atendimento e a valorização dos trabalhadores da saúde.

A nova sala no HPS 28 de Agosto é mais ampla e estruturada, para que a equipe do NEPSHU possa desenvolver melhor ainda suas atividades, recebendo acadêmicos e profissionais da rede, implementando projetos e inovações que venham a melhorar os fluxos e processos dentro do hospital.

As atividades do NEPSHU incluem a programação de treinamentos, realizados na própria unidade, promoção de eventos científicos, coordenação de projetos e do acesso de acadêmicos ao hospital, para a realização de residência médica, internatos e estágios, dentre outros.

A diretora do hospital, Ellen Gadelha, ressalta a importância do trabalho realizado pelo NEPSHU, ao promover a discussão sobre os processos de trabalho, envolvendo todos os profissionais que atuam diretamente com os pacientes, transformando a unidade num local de aprendizado, troca de experiência e cooperação.

O NEPSHU do 28 de Agosto é formado por uma equipe que tem à frente o enfermeiro Deyvidy Oliveira, como coordenador, a enfermeira Janaína Santana, o farmacêutico bioquímico Marco Aurélio Oliveira e a técnica de Enfermagem Aline Mamed.

De acordo com Deyvidy Oliveira, a missão do NEPSHU é planejar, coordenar, executar, acompanhar e monitorar as ações de Educação Permanente em Saúde e Humanização.

 “É um trabalho que vai se refletir diretamente no cuidado prestado aos pacientes da unidade, tendo por base as diretrizes estabelecidas na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS)”, afirma.

Presente na inauguração da nova sala, o vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), conselheiro Zilmar Augusto, disse que a entidade está à disposição, no sentido de se engajar na programação de cursos e treinamentos da unidade, contribuindo para o aprimoramento das práticas dos profissionais do segmento e da equipe multiprofissional.

 “Entendemos que esses espaços são necessários, já que a ciência vive em constante mudança e a regulamentação das práticas são sempre reformuladas”, afirmou.

A implantação dos NEPSHU segue as diretrizes da PNEPS, contribuindo para a organização dos serviços, a qualificação e transformação das práticas em saúde, por meio da formação e do desenvolvimento dos profissionais e trabalhadores do setor.

Fotos: Evandro Seixas/SES