Sindicância vai apurar descarte de mateial

O diretor geral do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, médico César Cortez, determinou ontem, no final da manhã, a abertura de uma sindicância para apurar o descarte indevido de material pertencente ao hospital e que estava armazenado no depósito da unidade, localizado na rua Rio Madeira, no Vieiralves. A comissão de sindicância é formada por dois médicos e uma enfermeira e tem o prazo de 30 dias para apresentar o relatório conclusivo.

De acordo com César Cortez, serão apuradas as responsabilidades pela colocação do material, que inclui requisições internas e algumas unidades de medicamentos e soro, do lado de fora do depósito, sem abrigo e sem vigilância. O material deveria ser levado na manhã de ontem para o Hospital 28 de Agosto, para posterior devolução à Central de Medicamentos e descarte adequado em lixeira hospitalar. No entanto, foi colocado na área externa anteontem à noite.

O diretor explicou que depósito do hospital estava sendo desativado e que o descarte dos papéis e químico-cirúrgicos era parte do trabalho de organização e conferência de itens lá armazenados. “Houve falha na colocação precipitada das caixas do lado de fora, mas todas as providências foram tomadas para a retirada imediata do material”, assegurou. Assim que foi comunicado do problema, o diretor chamou uma equipe de técnicos do hospital para o recolhimento dos itens, o que foi feito logo após o trabalho de verificação dos órgãos ambientais municipais. “Com a retirada deste material e dos demais itens pertencentes ao hospital, desativamos o depósito ontem mesmo”, disse.

César Cortez informou que faziam parte do material exposto várias requisições internas sem valor legal, utilizadas apenas para os pedidos de medicamentos feitos pelo próprio hospital ao depósito, e confirmações de entrega. Além disso, foram desprezadas unidades de quatro itens de medicamentos com data de validade vencida – fluconazol injetável, diazepan, lidocaína e ceftriaxona – uma caixa com 24 frascos de soro glicosado e sete caixas com 20 frascos de povidine, ainda dentro da validade, mas com embalagens danificadas provavelmente por problemas de transporte e armazenamento. O material foi levada para o descarte adequado na lixeira hospitalar do 28 de Agosto.

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, que ainda se encontrava em Brasília participando de reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), informou por telefone que o fato ocorrido é lamentável e está fora das normas de controle e descarte de medicamentos e material químico-cirúrgico adotadas pela Secretaria de Estado da Saúde em todas as unidades vinculadas. “Vamos apurar a conduta dos servidores responsáveis pelo depósito e tomar as providências que forem necessárias”, afirmou.

Novo Espaço

O diretor geral César Cortez anunciou que o novo depósito do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto será construído no ambiente do próprio hospital, facilitando o fluxo de material para uso da unidade. Cortez afirmou que o projeto de construção está pronto e que faz parte do processo de modernização do pronto-socorro, que inclui duas recepções distintas para urgência e emergência, já em funcionamento, e a reforma da lavanderia e do refeitório, que estão em fase de conclusão.

O novo depósito terá 120 metros quadrados e estará adequado às necessidades atuais do hospital que hoje atende, em média, 1 mil pessoas por dia. “O depósito antigo se tornou pequeno e inadequado, por isso o hospital passou a usar o espaço da rua Rio Madeira, que também está sendo desativado por estar ultrapassado tecnicamente e administrativamente”, disse. Até a conclusão do novo espaço, que deve ocorrer dentro dos próximos três meses, o recebimento e armazenagem de itens para assistência farmacêutica será feito no próprio hospital.