SPA Coroado capacita profissionais

Dez cursos de capacitação e atualização, oferecidos pela direção do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Coroado, zona Leste, foram concluídos durante o último final de semana. Um total de 164 profissionais entre médicos, enfermeiros, agentes administrativos e auxiliares de serviços gerais foram capacitados para melhorar a qualidade do atendimento oferecido aos pacientes que procuram a unidade.

Foram realizados cursos específicos para cada área que compõe a unidade, com assuntos pertinentes ao dia-dia e nos quais os profissionais encontravam dificuldades. “As áreas que mais atuamos foram as de enfermagem e biossegurança, onde se encontravam nossas maiores dificuldades”, disse a diretora da unidade Lílian Menezes.

Entre os assuntos abordados nos cursos para os enfermeiros estavam o tratamento de lesões cutâneas, a remoção de pacientes graves, a administração de medicamentos e o manuseio de equipamentos de urgência e emergência, entre outros. “Todos esses assuntos fazem parte da nossa rotina, mas a correria do dia-dia faz com que algumas coisas acabem ficando no esquecimento, o curso serve para atualizar os profissionais tanto com as coisas do passado quanto com as novas tecnologias”, explica a diretora.

A biossegurança e a humanização da assistência também foram conteúdo estudado pelos profissionais, que aprenderam a manusear os equipamentos de urgência e emergência, a descartar corretamente o lixo hospitalar e também a oferecer um atendimento satisfatório para os pacientes que passam pela unidade.

Os cursos tiveram duração de nove meses e foram ministrados por especialistas convidados da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e também da Secretaria de Estado da Saúde (Susam). Os cursos fazem parte da programação desenvolvida pela coordenação do Programa de Educação Continuada, implantada através do programa Qualisus, do Ministério da Saúde.

O SPA Coroado é uma unidade de média complexidade, com funcionamento 24h, inclusive aos finais de semana e feriados e realiza uma média de 28 mil atendimentos mensais. A unidade possui 20 leitos de observação e uma equipe formada por 235 profissionais.

___________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM – (92) 3643-6327