SPA Coroado realiza ação de Segurança do Paciente

Trabalhadores participaram de uma dinâmica voltada para atenção a segurança dos pacientes atendidos na unidade

O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Coroado, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou nesta quinta-feira (11/04), ação especial em alusão ao Dia Nacional da Segurança do Paciente. A iniciativa abrange atividades para conscientizar os profissionais de saúde e demais trabalhadores da unidade, sobre as medidas de prevenção e redução de incidentes nos serviços de saúde.

Para a diretora do SPA Coroado, Priscilla Mêne, a disseminação de uma cultura da segurança do paciente entre os profissionais de saúde é imprescindível na busca por uma assistência de qualidade.

“Ações que promovam a conscientização dos profissionais de saúde na implementação de práticas de segurança do paciente no SPA Coroado, são essenciais para a garantia da redução de danos construindo uma cultura positiva e forte dentro da unidade”, disse.

Promovido pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e pela supervisão de Enfermagem da unidade, a ação contou com atividades lúdicas como a trilha do paciente seguro, um jogo de tabuleiro entre os profissionais de saúde, com perguntas e desafios relacionados às metas internacionais de segurança do paciente. Durante a dinâmica, os profissionais receberam brindes e participaram de sorteio.

Os trabalhadores receberam ainda material de orientação com explicações sobre redução de riscos e comunicação efetiva com a implantação de um formulário de notificação de eventos adversos.

“Resolvemos buscar um método diferente para fugir do convencional, e por isso criamos o jogo como uma forma de atrair os profissionais para a dinâmica. Hoje em dia, os jogos não são mais vistos apenas como entretenimento, ao contrário, eles têm sido empregados como ferramenta de trabalho e é considerado um forte aliado para incorporação de novas práticas, para construção de rotinas, além da fixação de conceitos e protocolos corporativos”, explicou a coordenadora do NSP, Darllyne Ferreira.

Dia Nacional da Segurança do Paciente

Comemorado no dia 1º de abril, a data foi instituída pelo Ministério da Saúde e ANVISA, com a implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) em 2013, propondo conjunto de medidas para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde – eventos ou circunstâncias que poderiam resultar ou que resultaram em dano desnecessário para o paciente.

A celebração da data permite que os serviços de saúde possam desenvolver ações que reforcem a segurança do paciente, dos profissionais e do ambiente de assistência à saúde.

Campanha

A campanha nacional “Abril pela Segurança do Paciente – 2024” tem como tema a ‘Comunicação e Trabalho em Equipe’, com o objetivo de mobilizar gestores, profissionais dos NSP e de outras instâncias dos serviços de saúde, profissionais da assistência, pacientes, formuladores de políticas, pesquisadores, redes de profissionais e outros a importância de priorizar a comunicação e o trabalho em equipe para fortalecer a segurança do paciente.

Fotos: Divulgação/SPA Coroado