SPA Coroado será reformado e ampliado

O SPA Coroado, unidade da rede estadual de saúde que funciona na avenida Beira Mar, será reformado e ampliado, para oferecer mais qualidade e maior capacidade de atendimento na área de urgência e emergência de baixa e média complexidade na zona Leste da capital. No período em que o prédio estiver em obras, previsto para 120 dias, os serviços serão oferecidos no prédio da antiga Cicom, ao lado da Feira Coberta do Coroado, na alameda Cosme Ferreira. A desativação do SPA será feita no próximo domingo (16) e a partir do dia 17, a unidade começa a funcionar no novo endereço.

A reforma do SPA faz parte do programa de reestruturação das unidades da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e está sendo viabilizada por meio do programa Qualisus, promovido pelo Ministério da Saúde, com a finalidade de dotar unidades estratégicas de saúde de melhores condições para o atendimento humanizado dos usuários do SUS. Os investimentos previstos para reformar e ampliar em 100% a unidade chegam a R$ 2,6 milhões.

Além de ter os ambientes atuais adequados a um novo padrão, o SPA ganhará um prédio anexo de dois andares, chegando a área total 1,4 mil metros quadrados. Entre as áreas reformadas e construídas estão uma sala de emergência com dois leitos, sala de sutura e sala de curativo, quatro consultórios médicos, um consultório de odontologia, três salas de medicação, uma sala de raio x, enfermarias para internação de curta permanência (até 72 horas) para adultos e crianças com 20 leitos, além de farmácia, almoxarifado, laboratório, central de esterilização e setor administrativa.

A diretora do SPA Coroado, Lílian Hamon, orienta a população a procurar o SPA apenas em casos de urgência, como acidentes domésticos, febre alta, convulsão, vômitos repetitivos e abscessos (pequenos tumores) que precisam ser drenados. “Estaremos funcionando com a capacidade reduzida até a reinauguração da unidade”.
Lílian informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) devem ser procuradas para atendimentos simples na área clínica, de ginecologia e pediatria. “Como atendemos a demanda espontânea, muitas pessoas que não estão em situação de urgência ou emergência procuram o SPA quando o correto é ir a uma unidade básica, ou seja, posto de saúde ou unidades do Programa Saúde da Família”.

Casos graves, como traumatismos causados por acidentes de carro, ferimentos por arma branca e de fogo, grandes queimaduras, dores intensas e repentinas (infarto) e outras situações de risco devem ser encaminhadas para os pronto-socorros que funcionam na zona Leste – João Lúcio e Platão Araújo. No caso das crianças, a referência na região é o PSC João Lúcio, também conhecido como Joãozinho.

A Susam está reestruturando a rede de unidades de média e alta complexidade, com a reforma, ampliação e construção de cerca de 30 unidades instaladas na capital. O projeto de reestruturação inclui os três pronto-socorros para adultos, dois pronto-socorros infantis, os 15 Centros de Atenção Integral à Criança e ao Idoso (Caics e Caimis), uma farmácia popular, SPAs, policlínicas, a maternidade Balbina Mestrinho e o Instituto da Criança do Amazonas (Icam).

De acordo com o secretário estadual de saúde, Agnaldo Costa, algumas unidades serão modernizadas e outras serão criadas para atender às novas necessidades da rede de saúde. Mais de dez obras, incluindo os três Caimis, alguns Caics, a policlínica Centro e os pronto-socorros João Lúcio e 28 de Agosto, já estão em andamento.

_____________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM