SUSAM ANUNCIA REFORÇO NAS UNIDADES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA E FAZ UM BALANÇO DA GRIPE A (H1N1).
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas/SUSAM irá reforçar o serviço de urgência e emergência nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 01 de janeiro. O anúncio foi feito em uma coletiva, na manhã desta sexta-feira (18/12), na sede do órgão.
As Maternidades, Pronto Socorros e SPA’S (Serviço de Pronto Atendimento) irão funcionar normalmente nos feriados de Natal e Ano Novo. A diferença é que os SPA’S darão suporte aos Prontos Socorros. Para isso, a SUSAM disponibilizou mais nove ambulâncias e mais duas UTI’S móveis. Além de um cirurgião a mais em cada SPA.
Para o Assessor de Gabinete do Órgão, Isaac Ezaguy, apesar da estrutura está montada, a população precisa contribuir evitando uso abusivo de bebidas alcoólicas. A orientação é principalmente os motoristas.
Na coletiva o Diretor-Presidente da Fundação de Vigilância em Saúde, Dr. Bernardino Albuquerque fez um balanço sobre as atividades de enfrentamento a Gripe A (H1N1). Nas estatísticas, o Estado registrou 186 casos confirmados da doença, desses 11 pessoas foram a óbito. De acordo com ele, o número de infectados no Amazonas é baixo se comparado a de outros estados, porém a
FVS/AM está em situação de alerta nesse período de chuvas e baixas temperaturas, fatores propícios para a transmissão do vírus.
Dentre as medidas de controle tomadas pela SUSAM destacam-se os treinamentos para profissionais no manejo dos pacientes e o reforço do Ministério da Saúde que disponibilizou 19 conjuntos de equipamentos compostos por respiradores, monitores cardíacos e oxímetros de pulso que além de atender Manaus, serão distribuídos nos municípios pólos.
Bernardino divulgou também que o Secretário de Saúde, Dr. Agnaldo Costa, pediu ao Ministério da Saúde, prioridade para o Estado na disponibilização da vacina contra o vírus da Gripe A .
No país o período provável de distribuição da vacina, dado pelo Ministério, é entre os meses de março e abril. Com o pedido do Amazonas, a expectativa é que a imunização chegue no Estado na segunda quinzena de janeiros.
Para esse período de chuvas a recomendação é que se evite aglomerações e que as pessoas reforcem a higienização, principalmente das mãos.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
3643-6327