Susam avalia ações de dengue em Parintins

O secretário estadual de saúde, Agnaldo Costa, e o diretor presidente da Fundação de Vigilância em Saúde, Evandro Melo, estiveram na manhã desta quinta-feira (4) em Parintins, a 369 km de Manaus. O objetivo da visita foi acompanhar a intensificação das ações de controle da dengue desenvolvidas pelo município, com apoio do Governo do Estado, para conter a doença.

Nos últimos 45 dias, foram registrados em Parintins 86 casos de dengue, o que fez acender o sinal de alerta das autoridades de saúde municipais e estaduais. Um plano emergencial de reforço das ações foi elaborado no início desta semana, quando foram enviados quatro técnicos da Fundação para rever o plano municipal e definir novas ações.

Segundo o secretário Agnaldo Costa, durante sua visita ao município foi identificado apenas um paciente com suspeita de dengue. “A situação está sob controle, mas é necessário que o plano de ações seja seguido à risca pelos agentes do município e pela população, que deve colaborar evitando o acúmulo de lixo e de recipientes com água, onde o mosquito pode se reproduzir”. Dos casos registrados, 50% estavam concentrados na área central da cidade.

Levantamento realizado nos dias 3 e 4 deste mês mostrou que o maior percentual da população de mosquitos transmissores está no centro da cidade e no bairro Nossa Senhora de Nazaré. Nos bairros periféricos, a densidade de vetores é baixa.

De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), a população de Parintins é altamente suscetível à dengue. O município não registrou nenhum caso da doença em 2007. “Como a imunidade só acontece após o contato com o vírus, todos estão vulneráveis”, explica o secretário. No primeiro semestre deste ano, houve 57 notificações.

Estão sendo realizadas no município ações voltadas para controle das larvas e do mosquito Aedes aegipty (transmissor da dengue), vigilância epidemiológica, educação em saúde e mobilização social, e assistência ao paciente.

Agnaldo Costa explica que, ao tomar conhecimento do aumento de casos de dengue, o Governo do Estado disponibilizou para o município sete máquinas de UBV (fumacê) para dar cobertura total à área urbana, e material educativo.

Agentes realizam visitas casa-a-casa

Agentes de endemias, agentes comunitários, equipes de saúde da família, servidores da Funasa e militares estão fazendo visitas casa-a-casa em Parintins para identificar, tratar ou eliminar criadouros. Um calendário também foi montado para visitas quinzenais em pontos estratégicos (cemitérios, currais, lixeiras, borracharias, terrenos baldios etc.), para eliminação ou tratamento de criadouros. O fumacê, para controlar o mosquito na fase adulta, já foi intensificado e irá atingir 100% das áreas de risco.

De acordo com o diretor presidente da Fundação de Vigilância em Saúde, Evandro Melo, a Secretaria Municipal de Saúde foi orientada a notificar e investigar todos os casos suspeitos de dengue, a manter a coleta de material biológico para sorologia, através de amostras, e a alimentar o sistema de informação (Sinan). Além disso, deve ser avaliada semanalmente a ocorrência de casos por bairros da cidade, para que haja um redirecionamento das atividades, quando necessário.

A FVS também orientou o município a treinar médicos e enfermeiras no manejo de paciente com dengue e com febre hemorrágica do dengue, e a incentivar a participação efetiva destes profissionais no controle da doença. Também devem ser distribuídos manuais e cartilhas para o manejo clínico de pacientes com dengue.

“O objetivo é dar continuidade às ações e evitar novos surtos”, esclarece Evandro Melo.
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327