Susam capacita interior para atendimento de violências

Ensinar os profissionais a acolher e tratar as vítimas de violência sexual nas unidades de saúde. Esse é objetivo da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), ao oferecer o curso “Atenção Integral para Crianças em Situação de Violência”, criado pelo Ministério da Saúde e adotado pelo Programa Estadual de Educação em Saúde da Criança (Pesc).

O curso é ministrado através do programa Estadual de Telessaúde, com aulas transmitidas a partir do Polo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). As aulas são destinadas a profissionais da área de saúde, professores, educadores e conselheiros tutelares de 50 municípios do interior do Amazonas.

Durante o curso os alunos irão conhecer os diversos tipos de violência, desde a física, sexual, psicológica e a negligência, apontada por especialistas como uma forma de violência. Além disso, irão aprender a identificar as principais características da violência e serão orientados sobre como abordar e tratar as vítimas da violência.

“Os profissionais precisam estar preparados para fazer essa abordagem, sem que a vítima se sinta constrangida”, explica o pediatra Jeferson Guilherme Pereira.

Segundo ele, as unidades precisam conduzir os casos de forma correta. “As vítimas de violência sexual, por exemplo, precisam realizar exames médicos e laboratoriais para verificar a presença de doenças e para os casos positivos o tratamento precisa ser imediato. Essas pessoas também devem ser encaminhadas para acompanhamento psicológico”.

Além dos profissionais de saúde, estão sendo capacitados os profissionais da área de educação. “Os professores têm um convívio diário com as crianças e são peças fundamentais para que nós possamos trabalhar a prevenção da violência”.

O pediatra diz que a expectativa da Susam é que o assunto seja abordado nas salas de aula de forma de didática. “Esse é o único caminho para tentarmos frear essa epidemia de violência que vivenciamos hoje no país”, destaca Jefferson Guilherme.

O curso tem duração de 20 horas e será concluído na sexta-feira, 23. Os participantes assistem às teleaulas nos polos de Telessaúde, instalados nos municípios do interior do estado. Atualmente 50 municípios tem o programa implantado. As aulas são ministradas por especialistas na área de saúde da criança e de promoção da prevenção contra a violência infantil, ligados à Susam.

Além de assistirem as aulas os participantes têm a oportunidade de trocar informações entre si, tirar dúvidas com os professores e recebem material de apoio, disponibilizados para download, no site do Telessaude.

O curso faz parte do Programa de Educação em Saúde da Criança (Pesc), desenvolvido pela Área Técnica de Saúde da Criança da Susam. O programa foi lançado em janeiro de 2011 e já capacitou mais de 1800 profissionais dos municípios do interior do estado. A meta para este ano é levar o Pesc para 100% dos municípios amazonenses e capacitar 2.500 profissionais da área de Atenção Primária em Saúde.

O Pesc foi reconhecido e premiado no Congresso Internacional de Telessaude, em 2011.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327, 9995-1310
Andréa Arruda e Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Saude Amazonas
comunicacao@saude.am.gov.br