Susam capacita operadores do Sistema de Regulação
Com o objetivo de prestar um serviço cada vez mais eficiente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas, a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) mantém um calendário permanente de capacitações e atualizações para os operadores do Sistema de Regulação do Amazonas (Sisreg) sistema informatizado de marcação de consultas e exames especializados.
As capacitações ocorrem toda semana, as terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, na sala de treinamento do Complexo Regulador do Estado do Amazonas, localizado na Avenida Airão, esquina com a rua Comendador Clementino, nº 570, Centro.
A capacitação é feita por supervisores técnicos da equipe do Complexo Regulador e tem o objetivo de manter os operadores atualizados e aptos a operarem o sistema de maneira eficiente. “Nosso maior objetivo é prestar um serviço cada vez mais eficiente para os nossos usuários, tornando o sistema resolutivo e buscando atender no menor tempo possível”, destaca diretora Artemisa Barbosa.
Durante os treinamentos são revisados todos os aspectos teóricos do sistema e também são feitas aulas práticas, para que os operadores possam tirar todas as dúvidas. “Nós temos aqui uma sala exclusiva para este treinamento, com computadores ligados ao Sisreg, garantindo que a capacitação seja completa”.
Segundo a diretora os operadores trabalham nas unidades de saúde das redes estadual e municipal, no atendimento direto aos usuários e fazendo a marcação de consultas e exames especializados. “Por terem esse contato direto com os usuários eles precisam estar bem atualizados para que possam atender bem e garantir que o usuário terá todas as suas necessidades atendidas”, explica a diretora.
Ela destaca que esses treinamentos são de suma importância e que o maior beneficiado com isso são os usuários, que terão acesso a um serviço cada vez mais produtivo e eficiente.
O Sistema de Regulação do Amazonas permite a marcação on line de consultas e exames especializados na rede pública de saúde do estado. O Sisreg está disponibilizado em todas as unidades de saúde da rede estadual e municipal de saúde e as marcações são efetuadas via telefone ou direto pelo sistema nas unidades que tem acesso a internet.
“Na prática o sistema funciona da seguinte maneira: o paciente vai a uma consulta com um médico generalista, numa unidade da rede básica de saúde, e este verifica que o paciente necessita de um acompanhamento com um especialista. O médico generalista faz esse encaminhamento e o paciente procura o operador do sistema, dentro da própria unidade de saúde, o operador faz a marcação o paciente já sai da unidade com a consulta marcada, com local, data, horário e nome do médico que fará o atendimento”, explica Artemisa.
Ela informa ainda que nos casos em que não há vaga disponível naquele momento o paciente deixa o encaminhamento com o operador, para que este efetue a marcação e dê o retorno ao paciente. As consultas e exames são marcados, preferencialmente, na unidade mais próxima do local de moradia do paciente.
O Sistema já está implantado na capital desde 2009 e está em fase de expansão para os municípios do interior do estado.
__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327, 9995-1310
Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Secretaria de Saúde do Amazonas
comunicacao@saude.am.gov.br