Susam capacita profissionais de entomologia
O curso, ministrado por técnicos da Secretaria, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam), é de 300 horas de aulas teóricas e práticas, e está sendo realizado, em horário integral, no município de Manacapuru, até 8 de fevereiro.
Segundo o secretário de saúde, Wilson Alecrim, a meta do Governo do Estado é ter em cada um dos municípios amazonenses, no mínimo dois técnicos treinados no trabalho de vigilância entomológica. “Estes profissionais estão sendo habilitados na identificação dos mosquitos transmissores de doenças como malária, dengue, febre amarela e leishmaniose. Eles também poderão, a partir do curso, identificar criadouros desses vetores e controlar o uso de inseticidas”, ressaltou Wilson Alecrim. O secretário disse que para 2005 está prevista a oferta de mais dois cursos de auxiliares de entomologia.
Estão participando da primeira turma do curso para auxiliar de entomologia, os municípios de Boca do Acre, Lábrea, Canutama, Tapauá, Guajará, Humaitá, Tefé, Atalaia do Norte, Manacapuru, Iranduba, Novo Airão, Itacoatiara, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo. O diretor da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM), Evandro Melo, explica que os profissionais deverão aplicar em seus municípios os conhecimentos adquiridos no curso. “Os 28 participantes passam agora a integrar, através dos seus municípios da rede de vigilância em saúde que queremos implantar no Estado”, disse Evandro. “Na região amazônica precisamos estar vigilantes a todo momento para as doenças endêmicas como malária, dengue e febre amarela”.