Susam chama aprovados no próximo dia 3
A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) convoca oficialmente, no dia próximo dia 3 de outubro, o primeiro grupo de aprovados no concurso público para preenchimento de vagas na rede pública estadual de saúde. Serão chamados 1.043 servidores, que devem apresentar, dentro de 30 dias, os documentos e exames exigidos para a posse, que será realizada coletivamente no dia 31 de outubro. Do total de convocados – todos na capital – 741 irão atuar nas unidades da rede e 302 nas seis fundações estaduais – Hospital Adriano Jorge, Hemoam, Cecon, Medicina Tropical, Alfredo da Matta e Vigilância em Saúde.
O concurso ofereceu 10.206 vagas para a capital e para os municípios do interior e, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a convocação dos demais aprovados será feita gradativamente a fim de manter o funcionamento das unidades sem prejuízo para a prestação dos serviços à população.
Os candidatos que aprovados devem, após a publicação do edital de convocação, providenciar os documentos, cuja relação estará disponível no site da Susam (www.saude.am.gov.br), a partir do próximo dia 3.
Para fazer um estudo do impacto da substituição dos servidores da saúde, já que cerca de 80% dos servidores em regime temporário não foram aprovados no concurso, o secretário Wilson Alecrim, determinou, em agosto, a criação de uma Comissão Especial para definir o planejamento de convocação dos concursados. A Comissão, composta por profissionais da Secretaria Executiva Adjunta da Capital, da Secretaria Executiva Adjunta do Interior e do Departamento de Recursos Humanos e, ainda, por diretores das unidades de saúde, apresentou a conclusão dos estudos no último dia 12, apontando para a convocação inicial de cerca de 1 mil nomes que deverá ser seguida de novas etapas de convocação, sempre com a análise de impacto de cada etapa. A comissão também orientou para a convocação de servidores para a capital e para o interior, em momentos diferentes.
Alecrim destacou, durante entrevista coletiva na manhã de ontem, que a saúde exige cuidados extras na contratação de novos profissionais. “O Estado presta serviços de média e alta complexidade e faz atendimentos emergenciais em unidades como pronto-socorros, SPAs e maternidades, que exigem uma atuação imediata e precisa”. Além disso, ressaltou, cada unidade tem suas rotinas próprias que, precisam ser compreendidas pelos novos funcionários.
O secretário informou que os concursados que estarão em atividade a partir do dia 31 de outubro terão treinamento, em serviço, durante 30 dias.
As próximas chamadas, segundo Wilson Alecrim, ainda não têm data definida, mas a seguinte irá contemplar servidores para o interior do Estado. A situação dos municípios para os quais não houve inscrição para algumas categorias funcionais ou para os quais não houve aprovados em número suficiente, ainda será definida. “Estamos fazendo uma análise jurídica para chegar os procedimentos que serão tomados para resolver essas situações excepcionais”, disse. Entre os municípios com problemas para o preenchimento de vagas estão Tonantins, Amaturá, Santa Izabel do Rio Negro, Pauini, Santo Antônio do Içá e Japurá, que não tiveram inscrições para o cargo de médico. Também faltaram auxiliares de enfermagem. Cerca de 1,2 mil vagas não têm candidatos aprovados para preenchê-las.
O concurso atraiu cerca de 165 mil pessoas, das quais 91 mil ficaram na condição de não eliminadas, ou seja, acertaram mais de 50% da prova. Destes, quase 19 mil participaram da prova de títulos, dos quais pouco mais de 8 mil ficaram na condição de aprovados e cerca de 10 mil foram classificados. A convocação segue a ordem de classificação e poderá ser feita no período de dois anos. Havendo necessidade, o prazo de validade do concurso pode ser prorrogado por mais dois anos.
Wilson Alecrim também destacou que o concurso público promovido pelo Governo do estado na área da Saúde é o primeiro de grande porte dos últimos 12 anos. “Este está sendo um esforço governamental para garantir que as admissões a partir de agora só sejam feitas através do concurso, a não ser em casos excepcionais”.
INFORMAÇÕES GERAIS
Vagas oferecidas pelo Concurso – 10.206
§ 2.603 para o interior
§ 6.036 para a capital
§ 1.567 para as seis fundações de saúde vinculadas à Susam – Hemoam, Cecon, Alfredo da Matta, Fundação de Medicina Tropical, Vigilância em Saúde e Hospital Adriano Jorge.
§ Níveis: Elementar (1.690 vagas), Auxiliar (3.980 vagas), Médio (2.362 vagas) e Superior (2.174 vagas)
Remuneração: de R$ 554, 85 (nível elementar) a R$ 2.822,98 (médico especialista)
Data de realização das provas – 03/04/05
Divulgação dos resultados finais – 09/06/05
Prazo de validade do concurso – 2 anos, com prorrogação por mais 2, se necessário