Susam comemora Dia Mundial de Saúde Mental
A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) dá início na próxima segunda-feira (08) a uma semana de atividades em comemoração ao Dia Mundial de Saúde Mental, 10 de outubro. Com o tema “Navegando nos caminhos das visuras”, a programação será voltada para os pacientes da rede estadual e municipal em saúde mental e para o publico em geral. A abertura acontece às 16h, no Centro de Atenção Psicossocial Silvério Tundis (Caps), localizado na avenida 7 de Maio, s/n, bairro Santa Etelvina, com a apresentação da peça Mapinguaripe, da Companhia Vitória Régia.
No dia 9, terça-feira, será realizada uma exposição de artes plásticas, literatura e artesanato, na Casa das Artes, localizada no Largo de São Sebastião. Serão expostos trabalhados confeccionados pelos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Manaus. O material é produzido durante as atividades das oficinas de terapia ocupacional, que fazem parte do tratamento ofertado aos pacientes. A exposição será realiza das 16h às 21h, com entrada franca.
Na quarta-feira, dia 10, a partir das 8h30, será realizada uma mesa redonda com o tema Saúde mental e saúde da família: qual a integração possível?, com a participação de profissionais da área de saúde mental, das universidades e da sociedade civil organizada. A mesa redonda será realizada no auditório da Policlínica Codajás, localizada na rua Codajás, 26, bairro Cachoeirinha.
Ainda na quarta-feira, partir das 18h30 será realizado o Tacacá na Bossa, no Largo de São Sebastião. Pacientes do Caps Silvério Tundis farão uma apresentação do Maracatu Quebra Muros, com cantigas e danças tradicionais relacionados ao movimento do maracatu.
A programação será encerrada na sexta-feira, 11, com a exposição Memória da Loucura, que será realizada na galeria do Largo de São Sebastião, a partir das 19h, também com entrada franca. Serão expostos quadros com pinturas feitas pelos usuários da rede de saúde mental.
A coordenadora estadual de saúde mental, Lourdes Siqueira, explica que a programação foi pensada para chamar a atenção da sociedade para a questão da saúde mental. “Nosso objetivo é eliminar o preconceito social com os portadores de transtornos mentais e ao mesmo tempo mostrar para a sociedade que essas pessoas são produtivas, que há uma grande produção cultural a partir do trabalho delas”.
A programação será realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (SEC).
Rede de atenção
A rede estadual de saúde mental é composta pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Silvério Tundis, pelo Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, onde é oferecido o tratamento de urgência e emergência em saúde mental.
Nas policlínicas da rede estadual são realizados os serviços ambulatoriais em saúde mental, com a oferta de consultas e exames médicos na área de psiquiatria e psicologia.
_________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327, 9995-1310
Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Secretaria de Saúde do Amazonas
comunicacao@saude.am.gov.br