Susam contrata leitos de UTI para atendimento emergencial
A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) contratou nesta quarta-feira (20), em caráter emergencial, seis leitos de UTI infantil em unidades da rede hospitalar privada. Os quatro pacientes que aguardavam por uma vaga na rede pública já foram transferidas para estes leitos. Duas vagas permanecerão à disposição da Secretaria, para ocupação imediata, caso necessário. Os leitos contratados serão utilizados pela Secretaria enquanto houver demanda.
A contratação de leitos foi determinada pelo secretário Wilson Alecrim como alternativa para atendimento do aumento da demanda por assitência intensiva no Pronto-Socorro Zona Leste (Joãozinho). As vagas só foram conseguidas a partir da noite de terça-feira. Até então todos os leitos das UTIs pediátricas e neonatais da rede privada também estavam ocupados.
A rede estadual de saúde conta com 124 leitos de UTI para crianças, sendo 58 pediátricos e 66 neonatais. A quantidade de leitos é suficiente para o atendimento de rotina. A falta de leitos nesta terça-feira foi um problema pontual, de acordo com o secretário. Ele avalia que o aumento da demanda está associado a doenças respiratórias decorrentes das condições climáticas do momento e a casos graves de dengue, que somam-se ao atendimento de casos de acidentes e outras doenças.
__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br
Andréa Arruda
Francismar Lopes