Susam e Ministério avaliam malária

O encontro, que vai até sexta-feira, tem a participação de secretários municipais, coordenadores do Programa Agentes Comunitários e gerente de endemias dos 20 municípios considerados prioritários para o controle da doença no Estado, incluindo Manaus. O objetivo é avaliar os avanços na redução de casos e traçar novas estratégias para os municípios a partir de 2005. A Reunião conta com a participação do coordenador do Programa Nacional de Controle da Malária do Ministério da Saúde, José Lázaro Ladislau, e da assessora do Programa, responsável pelo acompanhamento das ações do Amazonas, Lubélia Sá Freire.

De acordo com a secretária de Saúde, Leny Passos, durante a Reunião está sendo apresentado um balanço do controle da doença em cada município e após trabalhos em grupo, serão definidos os planos táticos para o próximo ano. A equipe de coordenação também vai elaborar as recomendações para os novos prefeitos, que assumem em 1º de janeiro, visando a sustentabilidade das ações e a diminuição da malária em todo o Estado.

O coordenador nacional José Ladislau, disse que ainda que tenha números elevados, o Amazonas foi o Estado com o menor incremento nas notificações da doença, em 2004, na Amazônia Legal, onde houve acréscimo médio de 6%. Em todo o Estado a redução deve chegar até o final do ano, a 5%. Em Manaus, a diminuição de casos tem sido mais expressiva. Em relação ao ano passado os números caíram 22,3%. Ele diz que as estatísticas começaram a diminuir a partir de abril, com a aplicação de planos operacionais definidos pelo Departamento estadual de Vigilância em Saúde, considerando a realidade de cada município.

Ladislau destacou o diagnóstico rápido e de fácil acesso como um dos pontos fortes do programa estadual, que atualmente realiza exames em mais de 100 pontos específicos. Também citou como medidas de impacto a limpeza de córregos e igarapés localizados nas áreas consideradas de risco elevado para a doença. “As ações incluem ainda a termonebulização e borrifação intradomiciliar, ambas utilizadas para eliminar o vetor”. O coordenador anunciou que o Ministério da Saúde já aprovou um projeto para drenagem e retificação de margens de igarapés localizados na área do Tarumã, como medida complementar.

Uma das preocupações expostas pelo médico Wilson Alecrim, que participou da abertura do evento como futuro secretário de saúde e consultor do Ministério para esta área, é com o crescimento no número de casos de malária por plasmódium falciparum. Ele disse que este tipo de malária já responde por 17% do total de casos, sendo que em 2003 o percentual era de 7%. “Temos que avaliar o por que deste crescimento”. Segundo ele a malária por falciparum pode ser mais grave se não diagnosticada e tratada a tempo, mas neste sentido, segundo ele, o Estado está preparado, oferecendo exames em todos os distritos de Manaus e fornecendo medicamentos imediatamente após o resultado, em caso positivo.

A 5ª Reunião de Avaliação do Programa Estadual de Controle da Malária acontece até esta sexta-feira, no auditório do Da Vinci Hotel.

Municípios que concentram mais de 90% da malária no Amazonas
Atalaia do Norte, Autazes, Barcelos, Boca do Acre, Canutama, Careiro Castanho, Coari, Guajará, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, Tefé e Tapauá.