Susam e MS montam estratégia para vacinação

No Vale do Javari moram cerca de três mil índios de diversas etnias. Além disso, a equipe discute com a Susam cronograma de acompanhamento e supervisão da imunização nos diversos municípios amazonenses, que, em função das distâncias e dificuldades de acesso, realizam a campanha até o dia 9 de outubro.

A Secretaria também está concluindo o esquema de transporte das equipes de vacinadores e supervisores ás comunidades mais distantes dos 61 municípios do interior do Estado. A ação está programada para iniciar no dia 25 de agosto e será feita, mais uma vez, com o apoio da Aeronáutica que irá disponibilizar pessoal e helicópteros.

De acordo com coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Izabel Nascimento, a distribuição das vacinas para todo o Estado está praticamente concluída. A Susam recebeu do Ministério da Saúde 500 mil doses da Sabin (gotinha) para reforçar ainda mais o estoque estadual do PNI.

Para realizar a campanha no Amazonas estão sendo montados, pela Susam e secretarias municipais, mais de 1,5 mil postos de vacinação, 800 deles nos municípios do interior. Em Manaus e nas sedes dos demais municípios, a campanha inicia no próximo dia 21 e segue até o dia 3 de setembro. Nas áreas rurais, tanto a gotinha quanto a tríplice viral estarão disponíveis até o dia 9 de outubro.

As visitas técnicas da equipe local do PNI já começaram. O objetivo é avaliar as estratégias montadas pelas secretarias municipais para alcançar a população e atingir as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Ontem (17) agentes do PNI e do Departamento de Vigilância em Saúde da Susam viajaram para Coari, onde verificam a programação da campanha para as áreas urbana e rural.