Susam e Vivo firmam nova parceria para combate à dengue

Parceria firmada entre a Vivo e a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) vai garantir a partir de agora reforço nas ações de prevenção à dengue no Amazonas, por meio da veicualção de mensagem educativa no novo cartão de recarga temático da Operadora.

Com a frase de alerta “Ajude a combater a dengue. Remova, todos os dias, a água acumulada em vasilhas, garrafas, pneus e vasos de planta”, o cartão foi lançado oficialmente na manhã desta segunda-feira (13), na sede da Vivo em Manaus.

Os mais de 4 mil pontos de recarga da operadora no Estado já estão abastecidos com os cartões no valor de R$ 12. De acordo com o gerente regional da Vivo no Amazonas e Roraima, José Renato Bonates, mais de 15 mil cartões estão em circulação na cidade, sendo mais um ponto de contato com a população no combate a doença. “Estamos apoiando as ações de prevenção à dengue desde o início do ano e daremos continuidade a esta parceria com a Susam, inclusive expandindo a parceria para a prevenção de outras doenças e para a divulgação de qualquer outra ação voltada para sa saúde da população”.

O secretário Wilson Alecrim destacou a importância de manter as medidas que evitam o acúmulo de água e a consequente proliferação do mosquito transmissor da dengue, mesmo na fase de declínio da doença. “Com a dengue não podemos relaxar e por mais que as pessoas conheçam as formas de evitar as condições de reprodução do mosquito, é importante que sejam permanentemente lembradas e convidadas a agir”.

Segundo o secretário, neste ano, dois municípios do Amazonas viveram uma epidemia de dengue, já superada. Foram registrados mais de 50 mil casos da doença, mas desde abril o número decaiu, chegando a, no máximo, 50 casos por semana. “Ainda assim, as ações de combate ao mosquito vetor estão sendo mantidas pelo Governo do Amazonas e instituições parceiras, para evitar o surgimetno de novos criadouros e o crescimento da doença a partir de outubro, quando reinicia-se o período chuvoso e aumentam os riscos de aumento de casos”.

O cartão temático é mais uma ação da parceria Vivo e Susam, que em março deste ano distribuiu mais 200 mil torpedos, conscientizando a população da importância de se combater o surgimento de novos focos do mosquito, com a mensagem “Dica Vivo: cuide da sua casa, não deixe água parada. Faça a sua parte. Colabore. Precisamos vencer o Aedes Aegypti. Dengue mata. Susam”. Nos próximos meses, mais clientes receberão outro SMS com nova frase de alerta, além de outras atividades em parceria.

As mensagens fazem parte do SMS Social, projeto desenvolvido pelo Instituto Vivo e pela Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida da operadora. O objetivo é a divulgação de temas de interesse público que auxiliem os usuários a se conscientizar socialmente. Em todo o Brasil, o SMS Social já distribuiu mais de 190 milhões de torpedos no combate à dengue, vacinação contra a rubéola e a hanseníase, incentivo à doação de sangue e ainda mensagens de ajuda às vítimas das recentes tragédias naturais.

Todas as ações firmadas na parceria entre Vivo e Susam visam estimular a prevenção, alertando sobre a importância de inspecionar os objetos com água, a fim de se evitar o surgimento de larvas do mosquito causador da doença.

A mobilização da Vivo na campanha contra a dengue é nacional e para ajudar na erradicação da doença no país a operadora mobilizou seus mais diversos canais de comunicação com o cliente.

Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327, 9995-1310