Susam e voluntários previnem dengue na Redenção

O bairro da Redenção, zona Centro Oeste, onde residem aproximadamente 35 mil pessoas, foi o que acumulou o maior número de casos de dengue em 2003. Foram 339, sendo um de dengue hemorrágica. Levantamentos da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), para avaliar a densidade de larvas nos domicílios da área mostraram que latas, frascos, embalagens plásticas e garrafas foram os depósitos mais utilizados pelo Aedes aegipty para sua reprodução.

Aproveitando o início das chuvas, época mais propícia para a reprodução do mosquito, e visando evitar novos casos de dengue no local, agentes e educadores da Susam e cerca de 200 voluntários que residem no bairro irão mobilizar a comunidade com visitas domiciliares e distribuição de informativos sobre os cuidados para evitar criadouros do mosquito. O trabalho na Redenção acontece entre as 8h e 11h30 e está sendo coordenado pelo Distrito de Endemias do Alvorada, responsável pela vigilância na zona Centro Oeste.

A programação começa com uma caminhada de sensibilização que parte da Igreja de São Paulo, em direção às ruas Samambaia e Bajé. Em seguida, educadores e voluntários iniciam as visitas às casas e pontos comerciais. “A intenção é chamar a atenção dos moradores do bairro e mostrar a importância do envolvimento da população no processo de controle e prevenção da dengue”, explica a secretária estadual de Saúde, Leny Passos. Ela diz que a participação das comunidades é indispensável porque, de acordo com levantamentos feitos pela Susam, cerca de 90% dos criadouros estão nos domicílios ou em áreas próximas. “O mosquito da dengue é urbano e se adapta com muita facilidade, aproveitando qualquer recipiente que acumule o mínimo de água para desenvolver suas larvas”.

Segundo a Susam, em 2004, nenhum caso foi registrado na Redenção, “mas como o bairro ficou entre os campeões em número de casos no ano passado, a Secretaria quer evitar riscos”, esclarece a coordenadora de Educação em Saúde da Susam, Delta Segadilha.
Em janeiro deste ano, a Susam registrou apenas oito casos de dengue, sendo seis na zona Sul e dois na zona Norte. Em relação ao mesmo período do ano passado, a queda é expressiva. Em 2003, foram registrados em janeiro 361 casos. “Os meses de maior risco são fevereiro, março e abril, daí a necessidade de prevenção”, destaca Delta.

ATIVIDADES NA REDENÇÃO

Dia: 07.02.2004, das 8h às 11h30

AÇÕES:
Caminhada – da Igreja de São Paulo à rua Bajé
Visitas domiciliares
Distribuição de material informativo
Fixação de cartazes em pontos estratégicos (comércios, borracharias, academias e outros)

VOLUNTÁRIOS ENVOLVIDOS:
Líderes comunitários da Redenção, Associação de Moradores, Grupo de Jovens, Lar Fabiano de Cristo, Pastoral da Criança, Comunidade São João, Santa Terezinha e São Paulo, Programa Médico da Família, 5ª CIACOM, Polícia Militar
Igrejas: Nossa Senhora das Dores e São Pedro

LOCAIS DE VISITAS:
Comunidades: São Paulo, Nossa Senhora do Carmo, Coração de Jesus, Nossa Senhora das Dores, São Francisco, Santa Luzia, Santa Tereza, Santa Bárbara e Macapá